Bahia

MATA DE SÃO JOÃO: II CONVERSA COM O TRADE ENCERRA EVENTO DE TURISMO

Evento reuniu representantes de mais de 50 municípios na Praia do Forte, para discutir as políticas públicas e as novas tendências do segmento turístico brasileiro
Prefeitura de Mata de São João , Mata de São João | 14/08/2022 às 09:11
II Conversa com o Trade
Foto: Divulgação

O painel ‘Governança pública para o turismo’ fechou o II Conversa com o Trade / Workshop Anseditur com chave de ouro, na tarde desta sexta-feira (12). O evento, realizado pela Secretaria de Turismo da Prefeitura de Mata de São João, pelo Sebrae e pela Anseditur, reuniu representantes de mais de 50 municípios brasileiros, no Centro de Convenções da Praia do Forte.

 


Uma vasta programação, com cerca de 20 painéis e palestras, levantou pautas importantes para o segmento. Gestão pública do setor, experiências empreendedoras exitosas, acessibilidade no turismo, promoção de destinos, tecnologia, inovação, sustentabilidade e turismo de base comunitária foram alguns assuntos.


Com a participação do prefeito João Gualberto, dos secretários de turismo de Cairu (BA) Cláudio Brito, de Japaratinga (AL) Thereza Dantas e de Bonito (MS) Juliana Salvatori, o painel ‘Governança pública para o turismo’ trouxe diversas questões sobre os desafios da gestão municipal. O encontro, mediado pelo ex-secretário de Turismo de Canela (RS) e ex-presidente da Anseditur Ângelo Sanches, foi uma troca de experiências muito enriquecedora.


Ao falar sobre os desafios da gestão, o prefeito João Gualberto destacou a falta de investimentos para o setor turístico por parte dos governos estadual e federal. “Um dos maiores desafios é a independência dos municípios. Ou ficamos autosuficientes ou inviabilizaremos a gestão, se ficarmos dependendo do pacto federativo”, acredita Gualberto.


“Os municípios têm de ter governança. Têm de ter gestão e cada secretário tem de saber exatamente o que fazer nas suas pastas. O prefeito só deve investir se tiver retorno. Não conheço todos os municípios que estão aqui, mas tenho certeza que o maior gerador de renda e de emprego de todos eles é o turismo”, pontua o prefeito de Mata de São João.


Juliana Salvatori explanou sobre os desafios da implantação e da administração do turismo de natureza de Bonito. De acordo com a secretária, além das metas e dos objetivos da própria gestão municipal, existem outros fatores como de regras e as licenças para a atividade, a gestão compartilhada da região do Pantanal, o conselho de turismo, entre outros.


Experiências - Além da agenda do salão principal do Centro de Convenções, o II Conversa com o Trade promoveu uma série de outras atividades, como degustação de vinhos e queijo, gastronomia promovida pelos resorts e restaurantes da região, exposições de arte, de serviços turísticos e de produtos da região, entre outras.


Na noite de de quinta (11), houve um experiência no Castelo Garcia D’Ávila, com a exibição de vídeo mapping e apresentações de grupo indígena e dos Paparutos (uma manifestação da cultura popular da Praia do Forte).