Bahia

FEIRA DE SANTANA BENEFICIA CAMINHONEIROS COM AÇÃO DE SAÚDE MINISTERIAL

Com Secom PMFSA informações
Tasso Franco , da reda��o em Salvador | 28/11/2021 às 19:55
O prefeito Colbert Martins Filho acompanhou os trabalhos
Foto: Cau Preto
  Mais de 100 caminhoneiros que trafegavam pela BR 324, em Feira de Santana, foram beneficiados com serviços de saúde na manhã do sábado, 27. A ação faz parte do Circuito Saúde, promovida pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, em parceria com o Ministério da Saúde e Serviço Social do Transporte e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (SEST/SENAT).

A ação foi realizada simultaneamente em dois postos de combustíveis, que estão entre os 21 Pontos de Parada e Descanso (PPD) para caminhoneiros no Brasil. Os condutores receberam o Cartão de Saúde do Caminhoneiro(a), que facilita o registro das informações clínicas e o acompanhamento de saúde em qualquer estabelecimento da Atenção Primária.

O prefeito Colbert Filho e o secretário municipal de Saúde, Marcelo Britto, prestigiaram a ação.  Representantes do Ministério da Saúde também acompanharam o evento; o secretário de Atenção Primária à Saúde, Raphael Câmara; a coordenadora-geral do Ciclo da Vida, Lana de Lourdes, entre outras autoridades.

"Escolhemos Feira de Santana como cidade principal para divulgar os serviços de promoção à saúde deste público, já que o município tem o maior entroncamento rodoviário do nordeste. Com a implantação do Cartão do Caminhoneiro, os profissionais de saúde terão a facilidade de saber todas as informações relacionadas à saúde do condutor", destacou o secretário de Atenção Primária à Saúde, Raphael Câmara.

No local foram oferecidos serviços de aferição de pressão arterial e glicemia, testes rápidos para diagnóstico de infecções sexualmente transmissíveis, vacinação contra a Covid-19, gripe Influenza e Hepatite B, avaliação nutricional e antropométrica.

O caminhoneiro Leandro Carvalho aproveitou o momento para realizar alguns exames e receber orientações. "Sempre tenho o costume de participar das ações de saúde. Gostei da iniciativa e vou conscientizar meus colegas a manter os mesmos cuidados com a saúde", disse.

O prefeito Colbert Filho destacou que o município disponibiliza cinco Unidades de Saúde da Família vinculadas ao Programa Saúde na Hora, com horário de funcionamento das 7h às 21h, que também oferecem atendimento aos caminhoneiros. "Os caminhoneiros passam por diversos lugares e descuidam da saúde, com estas unidades com horário de atendimento estendido disponibiliza um serviço adequado e com qualidade".
 
INCENTIVO
 
Durante a ação, o secretário de Saúde, Marcelo Britto, agradeceu o Ministério da Saúde pelo apoio às ações aos caminhoneiros, no valor de R$ 30 mil, que é destinado à Atenção Primária à Saúde para a população masculina. É importante lembrar que a ação realizada no Dia do Caminhoneiro este ano virou artigo, que será publicado em uma revista de alcance nacional.