Bahia

LAURO: DEFESA CIVIL ALERTA PARA CHUVAS INTENSAS NESTE SÁBADO(23)

Para amanhã(23) são esperadas pancadas de 50 milímetros de precipitação, acompanhadas de trovoadas, e rajadas de vento de até 15 km/h
Prefeitura de Lauro de Freitas , Lauro de Freitas | 22/10/2021 às 18:22
Defesa Civil alerta para chuvas intensas neste sábado (23) em Lauro de Freitas
Foto: Lucas Lins

Com a probabilidade de mais de 90% de chuvas intensas para este sábado (23), a Defesa Civil de Lauro de Freitas emitiu alerta para a possibilidade de alagamentos e deslizamentos em áreas de risco. De acordo com o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos - CPTEC/INPE, a previsão é que o tempo melhore no domingo (24).


O superintendente da Defesa Civil, Thiago Max, ressalta que a orientação para pessoas que residem em habitações construídas nas margens de córregos e rios, no meio ou crista de encostas e taludes desprotegidos com inclinação íngreme devem estar atentos ao aumento do nível da água. “Se perceber qualquer alteração, os moradores devem se abrigar em locais seguros, em casa de parentes ou familiares”, completou.


Para amanhã são esperadas pancadas de 50 milímetros de precipitação, acompanhadas de trovoadas, e rajadas de vento de até 15 km/h. A temperatura varia com mínima de 23º e máxima de 27º. De janeiro a outubro deste ano já foram entregues mais de 5.160m2 de lona plástica pela Defesa Civil para a cobertura de encostas.


De acordo com Thiago, uma das causas que mais contribuem para os alagamentos é o lixo lançado nas vias e corpos hídricos que entopem as bocas de lobo e obstruem a passagem das águas nos dispositivos de drenagem, que são desobstruídos diariamente pela Secretaria de Serviços Públicos (Sesp). Por semana, cerca de 15 toneladas de detritos são retiradas dos rios e córregos de Lauro de Freitas.

 

Pluviômetros emitem alerta


Lauro de Freitas conta atualmente com seis pluviômetros automáticos que auxiliam na prevenção de desastres meteorológicos. Os equipamentos estão instalados em locais estratégicos no município e emitem, em períodos de chuvas, dados acumulados a cada dez minutos.


Além dos pluviômetros, o município tem também uma Estação Hidrológica, localizada na Avenida Santos Dumont que monitora o nível do Rio Ipitanga, a precipitação e faz registros fotográficos em tempo real.


Reservatórios da Macrodrenagem


Os quatro reservatórios da macrodrenagem do Rio Ipitanga/Joanes já estão em operação, diminuindo os alagamentos no município. O volume de água é liberado aos poucos, o que diminui a incidência das enchentes e os pontos de alagamento em diversas regiões da cidade. Dos seis reservatórios previstos no projeto de macrodrenagem, quatro já estão operando com sua capacidade máxima.


Defesa civil pode ser acionada 24h


Através dos telefones 199 ou 3288-8628 (das 8h às 18h), ou do e-mail defesacivil@laurodefreitas.ba.gov.br a Defesa Civil de Lauro de Freitas pode ser acionada. O órgão funciona em esquema de plantão 24h.