Bahia

LAURO: SEINFRA INTENSIFICA REQUALIFICAÇÃO DE RUAS COM RECURSOS DO PAC

A semana também foi marcada por intervenções da Operação contínua de Tapa-Buracos.
Prefeitura de Lauro de Freitas , Lauro de Freitas | 03/09/2021 às 20:05
Requalificação de ruas
Foto: Maína Diniz

As obras de pavimentação com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento – PAC Itinga, que estavam paralisadas por causa das chuvas, foram retomadas esta semana. As ruas que estão sendo contempladas são a Eduardo Silva e a Adrenalina de Oliveira, no Loteamento Taubaté,a Itinga. A semana também foi marcada por intervenções da Operação contínua de Tapa-Buracos.

Segundo informações da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra), a Rua Eduardo Silva está na etapa da terraplanagem e a Andrelina de Oliveira passa por nivelamento do solo. Dona Neli de Jesus Santos, que mora na Rua Eduardo Silva há 50 anos, falou sobre o início da pavimentação no local. "Muito tempo de lama, de água e muito sofrimento. Aqui está mil vezes melhor. Foi muita luta pra conseguir a requalificação da rua e agora está tudo ótimo. Está chegando o que a gente quer, está melhorando tudo", comemorou.

O sentimento de alegria foi compartilhado por Djalma Pereira dos Santos, de 57 anos. "Eu vim para cá com dez anos de idade. A rua mudou muito, graças a Deus. Era muita lama, entrava de um lado, saia do outro, invadia as casas dos vizinhos. Melhorou 100%”, afirmou.

Esta etapa do PAC Itinga, que contempla 18 ruas, já conta com quatro vias totalmente requalificadas e outras 11 em execução, sendo quatro delas em fase de finalização. O convênio, assinado em 2007, atualmente tem previsão de conclusão da etapa de requalificação das vias em dezembro de 2021. Outras obras com recursos do Programa consistem em melhorias habitacionais, unidades habitacionais, creche, posto, quadra, praça, regularização fundiária e trabalho técnico social.

Outras ações

Ruas de Vilas do Atlântico, Caixa D’Água, Pitangueiras e Itinga passaram por serviços da Operação Tapa-Buracos durante a semana. Nos últimos oito meses, a Seinfra já recuperou a malha viária de 170 vias de Lauro de Freitas.

A Seinfra também atuou na rua José Jorge de Oliveira, que passa por processo de construção do meio-fio para receber pavimentação asfáltica. Na Carlos José de Sá está sendo executado o assentamento de meio-fio. As ruas situadas em Pitangueiras estão sendo requalificadas com recursos do Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento (FINISA).

Também com recursos do Finisa, na rua Baianópolis, no Parque São Paulo, estão sendo realizados serviços de drenagem com a colocação de tubos do tipo Polietileno de Alta Densidade (PEAD). Em seguida será realizada terraplanagem para alinhar a rua, assentamento, colocação de meio-fio, aplicação de brita graduada e finalização com massa asfáltica.