Bahia

SÃO FRANCISCO DO CONDE: EXPLOSÃO EM FÁBRICA MATA OPERÁRIO E FERE DOIS

Bombeiros do 14º GBM atuam em explosão em fábrica. Com informações da SSP
Tasso Franco , da redação em Salvador | 14/05/2021 às 18:00
Bombeiros do 14º GBM atuam em explosão em fábrica
Foto: SSP
   Após cerca de cinco horas de atuação, equipes do 14º Grupamento de Bombeiros Militar (14ºGBM-Madre de Deus) e bombeiros especialistas em operações de emergências com produtos perigosos, finalizaram a ocorrência de acidente numa empresa de envase e revenda de GLP, em São Francisco do Conde, Região Metropolitana de Salvador (RMS). O acidente aconteceu na manhã desta sexta-feira (14), duas pessoas ficaram feridas e foram levadas para unidades de saúde por equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), outra não resistiu aos ferimentos e faleceu no local.

No inicio da operação os bombeiros montaram um Sistema de Comando de Incidentes (SCI) no local para que fosse traçada a melhor estratégia de atuação, sendo assim, foram utilizadas duas linhas de combate, com bombeiros militares e brigadistas da empresa, com a técnica de rebatimento dos gases que ainda estavam no ar, para que fossem dissipados e anulada a possibilidade de uma reignição. Posteriormente a equipe de bombeiros especialistas em operações de emergências com produtos perigosos realizou a detecção de gases e monitoramento ambiental do local.

“Foi uma operação bastante minuciosa, pois ao chegarmos ao local verificamos que ainda existia cerca de 200 botijoes com vazamento de pouca quantidade de GLP. Tivemos que agir rápido, com bastante precisão e cautela. Durante toda operação tivemos o apoio dos brigadistas da empresa”, explicou o major BM Allan Guanais, comandante do 14ºGBM. 

O Departamento de Polícia Técnica (DPT) esteve no local para a retirada do corpo da vítima fatal, assim como para a realização de perícia para que seja constatada a causa do acidente.