TURMA JORNALISTAS DA UFBA COMPLETA 50 ANOS E FARÁ ALMOÇO EM OUTUBRO

Tasso Franco
16/08/2021 às 12:55
  Um almoço no próximo mês de outubro vai marcar os 50 anos de formatura da turma de jornalistas da UFBA então Escola de Biblioteconomia e Comunicação, Canela, Salvador. Essa foi a primeira turma que concluiu o curso em 4 anos após a Reforma Universitária empreendida pelo reitor Roberto Santos a pedido da ditatura militar. 

  O curso começou em 1968 na antiga Faculdade de Filosofia da UFBA, Nazaré, ano do AI-5 (Ato Institucional) que fechou o Congresso e cassou parlamentares, muito tumultuado na FAFIUFBA dirigida pelo professor Batista Neves, depois, secretário no governo Roberto Santos .

   Diante de tantos tumultos - a FAFIUFBA era foco de resistência à ditadura - os cursos foram descnetralizados e o de jornalismo passou a integrar a Escola de Biblioteconomia e Comunicação tendo como diretora a professora Stela Pita Leite, passado de 3 anos para 4 anos. A turma de estudantes que se formaria em 1970 se formou em 1971, na foto, já na terceira escola, em frente da Casa da França, com o professor Raul Sá, português.

   Alguns dos nossos colegas já faleceram - Eliezer Varjão, Moacir Cotias, Rosalvo, Carlos Olimpio, etc - e a maioria dos sobreviventes está aposentada embora alguns - como é meu caso - ainda exerçam a profissão de jornalista e outros estão atuando como professores - Sérgio Matos, por exemplo - e no TCM - Paolo Marconi - e na advocacia - Romário Gomes. 

   O almoço está sendo organizado pelo jornalista Tasso Franco em data a combinar e local, no próximo mês de outubro. Vale observar que é dificil reunir a turma, mas, vale uma pequena comemoração ou pelo menos lembranças. (TF)