Colunistas / Esportes
Zé de Jesus Barrêto

BAHIA ABUSA DE PERDER GOLS E SÓ EMPATA COM CRB NA FONTE NOVA 1X1

O torcedor vaiou no final, injuriado, porque são pontos que vão fazer muita falta adiante. Não faltou garra nem volume de jogo, faltou qualidade técnica para definir na frente. Foi um jogo para golear, mas ... o tricolor vacilou.
21/07/2022 às 07:42
     Mais uma partida sem conseguir vencer na Fonte Nova, diante do seu devotado torcedor, que saiu decepcionado. O Bahia dominou toda a primeira etapa, criou e desperdiçou inúmeras chances claras de gol, fez 1 x 0 de pênalti. No segundo tempo, o time alagoano foi pra cima, tentou equilibrar e terminou achando um gol raro, numa cabeçada da intermediária, após uma saída em falso do goleiro Danilo Fernandes, socando a bola pra frente, deixando o arco desguarnecido, 1 x 1.

 O empate não chega a tirar o time do bom posicionamento na tabela de classificação (terminou o jogo em segundo lugar, com 34 pontos, mas pode ser ultrapassado pelo Vasco, que ainda joga), mas fica a frustração de não ter vencido, conseguido os três pontos, diante de um adversário limitado, que pouco incomodou, só marcou e se defendeu, mas achou o empate num lance bobo, raro, inacreditável, um go, de baba.

O torcedor vaiou no final, injuriado, porque são pontos que vão fazer muita falta adiante. Não faltou garra nem volume de jogo, faltou qualidade técnica para definir na frente. Foi um jogo para golear, mas ...  o tricolor vacilou.     

*

Na Fonte Nova

- O Tricolor entrou em campo com 33 pontos ganhos e o propósito de terminar o primeiro turno entre os três primeiros. O CRB com 24 pontos e ocupando a 9ª posição. O time alagoano numa crescente dentro da competição.

- Inverno, vento frio, mas sem chuvas. Arquibancadas com público bem razoável, até por conta do horário, em dia de trabalho; um gramado nos trinques.

- O tricolor, com três zagueiros, num 3-5-2, com seu padrão listrado, calções azuis; o CRB de branco, com detalhes em vermelho.   

*

Com bola rolando ...

O Tricolor com as iniciativas, pressionando desde o começo. Aos 6 minutos, após uma saída de bola confusa da defesa alagoana, três chutes seguidos em gol, mas a defesa do CRB safou-se. Aos 12’, Davó arrematou da entrada da área, por cima, assustando o goleiro Diogo. O Bahia na pressão, até os 15’, ditando ritmo, o CRB atrás, suportando.

 - Aos 17’, nova blitz tricolor, com três finalizações seguidas (Mugni, Gabriel, Raí), a bola batendo na zaga, e terminou na boa defesa de Diogo Silva. Novas chances desperdiçadas. Aos 22’, novamente Davó, de frente, o chute pro alto. Aos 24’, finalizações de Rai e Patrick, bola na trave. Domínio do Bahia mas o gol não sai.

- Aos 33’, após boa jogada pela esquerda, passe de Matheus Bahia, Mugni furou no arremate, de frente, da marca do pênalti. Na sequência, num bate-rebate na área alagoana, o lateral André foi chutado nas costas por Bryan... os tricolores pediram pênalti, o árbitro não deu mas foi chamado pela arbitragem de vídeo/VAR.  Então, o homem do apito foi checar o lance no monitor e deu o pênalti de Bryan, aos 38 minutos.

 - Gol ! 1 x 0 Bahia, aos 40’. Mugni bateu o pênalti alto, acertando o ângulo, abrindo o placar.  Foi o primeiro pênalti marcado na Série B em favor do Bahia.

 Aos 46’, após outra boa jogada de André na direita, Davó, só, em cima da linha da pequena área, perdeu, bateu de canela na bola, longe. Ele e o gol.

*

 O Bahia foi dono do primeiro tempo. Teve a iniciativa, pressionou, marcou bem, criou várias chances de gol, desperdiçou... mas desceu pro intervalo vencendo. O CRB só avançou as linhas, um pouco, depois que levou o gol, mas não incomodou. O goleiro do Bahia praticamente não trabalhou. Mas... 1 x 0 nunca foi um placar confiável.

*

  Nos vestiários, o treinador Daniel Paulista trocou três, o CRB precisava jogar. E adiantou suas linhas de marcação, tentando equilibrar as ações. O jogo tornou-se mais brigado, disputado nas intermediárias. Mais morno também. Aos 15’, saiu Mugni, que correu muito e entrou Rezende. Ênderson queria voltar a dominar o meio-campo.

 - Aos 21’, em boa descida pela esquerda, cruzamento de Matheus Bahia, quase gol contra de Diego Ivo. Aos 24’, Patrick sentiu lesão na coxa, foi substituído por Falcão. Marco Antonio entrou no lugar de Raí. Aos 24’, Émerson acertou o travessão de Danilo Fernandes, numa pontada individual. Aos 29’, em boa trama Tricolor, Falcão entrou de cara mas demorou de definir e chutou travado com a zaga.  O jogo ficou aberto, indefinido e imprevisível.

 Aos 35’, Ênderson lançou Rodallega e o estreante Igor Torres, saíram Davó e Daniel. Aos 36’, cruzamento de André, testada de Igor, de frente, livre, pra fora.

 - Gol ! 1 x 1 CRB, aos 38’. Claudinei. Danilo Fernandes saiu mal, socando pra frente uma bola alçada de falta, da intermediária; o meio-campista alagoano nem deixou quicar, testou de primeira, de muito longe, goleiro fora do gol... e aconteceu o empate.

  Pois é, o time dominou todo tempo, não definiu, desperdiçou inúmeras chances, e levou um gol bobo. Restava pouco tempo, e o Bahia, já na agonia, lançou-se inteiro à frente, de forma desorganizada. Os alagoanos no cai-cai, travando,  gastando tempo. Tensão, a arquibancada impaciente, o árbitro acrescentou mais 6 minutos e... nada.   

 Um empate absurdo, iacreditável. Vaias do torcedor no final, indignado.  

*

 Destaque

 Danilo falho feio no gol do CRB. André foi o melhor. Mugni fez bom primeiro tempo.

 O esquema com três zagueiros é bom, funcionou bem. Os laterais jogam, aparecem. Mas Davó, corredor e esforçado, perde gols demais. Raí, idem, velocidade e pouca inteligência. Danielzinho sumido, pra variar.

*

Escalações

- Bahia: Danilo Fernandes, Ignácio, Luis Otávio e Gabriel Xavier; André, Patrick, Mugni, Daniel e Matheus Bahia; Raí e Davó. Treinador, Ênderson Moreira.

- CRB de Alagoas: Diogo Silva, Raul Prata, Gun, Wellington Carvalho e Bryan; Yago, Uillian Correia e Longuine; Fabinho, Anselmo Ramon e Emerson (Claudinei, Gabriel Conceição, Reginaldo, Diego Ivo, Braw). Treinador, Daniel Paulista.

- Arbitragem de Goiás, com VAR; no apito, André Luis Freitas Castro.

*

 Já pela rodada 20, a primeira do returno, o Bahia enfrenta o líder Cruzeiro, no Mineirão.  Sábado, dia 23, às 16h.

*

Mais três jogos pela 19ª rodada, na noite de terça:

 - Brusque 1 x 1 Grêmio; Londrina 1 x 0 Sampaio Corrêa; Tombense 1 x 0 Criciúma; Vasco 0 x 0 Ituano (mais tarde).

**

Definidos os confrontos de Quartas de Final da Copa do Brasil:

 - Atlético de Goiás x Corínthians; Fortaleza x Fluminense

 - São Paulo x América Mineiro; Athlético/PR x Flamengo.