Colunistas / Esportes
Zé de Jesus Barrêto

ACUIPENSE É LIDER DO BAIANÃO; SENEGAL VENCE EGITO E VAI COPA DO MUNDO

Jacuipense vence Unirb, volta à liderança e o Senegal está na Copa do Catar
06/02/2022 às 10:07
   Não foi fácil, mas o Jacuipense terminou se impondo diante do Unirb, em Alagoinhas, venceu o jogo (1 x 0), manteve a liderança e a invencibilidade no Baianão, com 100 por cento de aproveitamento, e se apresenta como forte candidato ao título baiano nessa temporada. Riachão do Jacuípe festeja.  
                                                                  *
  Em Camarões, o Senegal de Sadio Mané e do goleiro Mendy (do Chelsea), eleito recentemente o melhor da Europa, venceu o Egito na final da Copa Africana de Nações, sagrou-se campeão da competição pela primeira vez e garantiu já sua participação na Copa do Catar, em novembro. 

   A decisão, depois de um empate renhido sem gols no tempo regulamentar e na prorrogação, aconteceu na cobrança de tiros livres da marca do pênalti. O time de Mané - que perdera um pênalti logo aos 4 minutos do tempo normal, defendido pelo bom goleiro egípcio - foi mais feliz que o Egito de Sallah, nas cobranças. Brilhou o goleiro Mendy e Mané converteu a derradeira cobrança.  
                                                         *
  Baianão
  - Duelo no Carneirão, em Alagoinhas, tarde domingueira nublada, quente, campo pesado, aquela grama alta. Pouca gente nas arquibancadas.

  - Unirb, treinado por Lorival Santos, de uniforme branco com detalhes em vermelho e azul; precisando vencer para se afastar da zona de baixo da tabela.

  - O Jacuipense do treinador Rodrigo Chagas, com 100% de aproveitamento (9 pontos ganhos), de padrão grená; vencendo, voltaria à liderança, então com o Bahia de Feira (com 10 pontos).
 - No apito, Ricardo Gonçalves Batista. 
*
 Com bola rolando, o Unirb começou fogoso, mas O Jacuipense, aos poucos, foi controlando as ações e chegava com mais objetividade na frente. Equilíbrio na disputa de bola pelo meio-campo. O Jacupa esteve mais perto do gol adversário, mas nos 49 minutos iniciais não teve bola na rede, o Unirb suportou bem atrás.

 O time de Riachão do Jacuipe voltou da merenda com mais vontade, assediando, buscando o gol, Unirb se segurando. 

- Gol ! 1 x 0 Jacuipense, aos 9 minutos. Welder recebeu na altura da marca penal, bola de fundo, livrou-se da marcação e bateu seco, rasteiro, no canto, abrindo o placar. Justo, o Jacupa era melhor. 

 De volta à liderança, o Jacuipense comandava as ações. Mas, aos 20’, quase o Unirb empatou: Luizinhio, em boa jogada individual, acertou o travessão do time grená. Jogo movimentado. De falta, Danilo Rios obrigou Motta (Unirb) a fazer uma boa defesa, evitando o segundo do grená. Dois minutos depois, Levine perdeu outra boa chance de ampliar, ele e o goleiro, finalizando mal.  

 O Unirb, mesmo desordenadamente, foi pra cima, tentando a todo custo o empate, que não saiu.  Jacuipense manteve o 100% de aproveitamento e reassumiu a liderança do Baianão, com 12 pontos ganhos.
**
 Na sequência do Baianão, na boca da noite do domingo, Doce Mel x Vitória da Conquista, um duelo de desesperados, ambos procurando escapar da zona de baixo da tabela de classificação do Baianão 2022. O jogo acontece em Cruz das Almas. 
**
 Ba x Vi 

 Depois de perder para o Atlético de Alagoinhas de virada (2 x 1) pelo Nordestão, o Bahia volta a campo na próxima quarta-feira, dia 9, pelo Baianão. Enfrenta o Barcelona de Ilhéus na Fonte Nova com a obrigação de vencer porque já está fora do grupo dos quatro primeiros que se classificam para a próxima fase da competição.  A pressão da torcida aumenta a cada jogo. E o time de Ilhéus surpreende, tem 7 pontos ganhos. 

No sábado, no mesmo gramado linheiro da Fonte, o Tricolor recebe o Globo (que perdeu em casa para o Botafogo/PB), já pelo Nordestão. Não tem refresco, é um jogo atrás do outro, precisa ter elenco de qualidade para suportar.

**
O Vitória, de folga desde o Ba x Vi (1 x 1) no Barradão, volta a jogar dia 13, pelo Baianão, contra o Vitória da Conquista, no Lomantão/ Sudoeste do Estado. 
**
 Senegal campeão da Copa Africana 

 A decisão aconteceu em Yaoundé, capital de Camarões. O Egito do astro Salah, 7 vezes campeão, contra o Senegal de Mané, em busca do primeiro título. Jogão ! 

 - Logo aos 6 minutos, o árbitro marcou um pênalti em favor do Senegal e Mané pôs a bola sob braço assumindo a cobrança. Salah, seu amigo e companheiro de ataque do Liverpool, que o conhece bem, foi lá e deu a dica pro goleiro, onde o senegalês gosta de bater, com Mané tirando sarro do goleiro. O astro senegalês bateu forte mas no meio do gol e o ótimo goleiro egípcio Gabaski defendeu. 
 
- O Senegal, todo de verde, começou a todo vapor, em alta velocidade, esticando os passes, impondo ritmo, explorando o talento de Mané. Teve chance de abrir o placar, criou algumas chances mas não fez. Os egípcios, mais afinados coletivamente, com atletas mais técnicos, e liderados por Salah, arrefecia, tocava mais a bola e, aos poucos, foi equilibrando o duelo, estratégico. 

- No finalzinho da primeira etapa, Salah achou espaço na área adversária e acertou o ângulo, para uma ótima defesa do goleiro Mendy, um dos melhores do mundo. Jogo bom de ver e pegado, clima de decisão. Muita marcação, aplicação, gana. Sem gols nos primeiros 47 minutos. Muito igual. 

No segundo tempo, o mesmo panorama. O Egito, de camisetas vermelhas, tentando por a bola no chão, tramando, e o Senegal à toda, pondo correria, mais agressivo, perigando, mostrando mais apetite, esbanjando saúde em campo. Aos 28’, o Egito assustou, numa cabeçada que passou rente do poste de Mendy. E nada de gol até o final do tempo regulamentar. A decisão foi para a prorrogação de 30’, com dois tempos de 15. 
*
Prorrogação 
Gabaski voltou a aparecer, salvando o gol aos dois minutos da prorrogação. O time de Sadio Mané parecia mais inteiro, corria mais, ganhando as divididas, os rebotes. Gabaski salvou novamente aos 10 min, espalmando uma cabeçada certeira. 

Na segunda metade da prorrogação, a mesma pegada. As defensivas prevalecendo, Mané e Salah muito marcados, sem espaços, sem chance de finalizar. Aos 10’, outra ótima intervenção de Gabaski. Dois minutos depois, foi a vez de Mendy, espalmando finalização forte, da meia lua.   

 - Nada de gols, dois goleiros espetaculares, defensivas firmes, sem errar, e a decisão da Copa Africana aconteceu na cobrança de tiros livres diretos da marca do pênalti. Haja emoção, tensão, entre os jogadores e na arquibancada. 

   Deu Senegal, 4 x 2. Mendy pegou uma cobrança, outra bateu na trave dele e Mané fechou, convertendo.  
  **
 Mundial de Clubes

 Definidos os confrontos das semifinais, nos campos das arábias. Na terça, em Abu Dhabi, o Palmeiras encara o Al Ahly, do Egito (que venceu o Monterrey do México por 1 x 0). Na quarta, o Chelsea, da Inglaterra, atual campeão europeu, joga contra o saudita Al Hilal, que enfiou uma goleada ( 6 x 1) no Al Jazira. 
Muitos apostam na final, mais lógica, entre Chelsea x Palmeiras, mas ...  “o jogo é jogado” e futebol é “uma caixinha de surpresas”, no jargão futebolês.