Colunistas / Esportes
Zé de Jesus Barrêto

SELEÇÃO JOGA MAL E VENCE CATAR POR 2X0 EM AMISTOSO

Seleção de Tite continua com os mesmos erros da Copa da Rússia
06/06/2019 às 09:01

   Só valeu o primeiro tempo quando aconteceram dos dois gols brasileiros e a lesão do astro Neymar, no tornozelo. Torção pra valer ou ... uma armação para justificar uma possível dispensa do atleta, envolvido numa acusação de estupro, o assunto nas páginas policiais, deixando constrangido o ambiente da seleção às vésperas da Copa América ? O atleta foi levado a um hospital em Brasília para fazer exames, em cadeira de rodas. 

   Armação ou lesão de vera? Saberemos. 
*  
    Brasil 2 x 0 Catar, amistoso preparatório para a Copa América, no Mané Garrincha, em Brasília. 
O presidente da República presente, espiando o baba.  
*
  O Catar, país árabe que vai sediar a próxima Copa do Mundo em 2022, participa como convidado, da Copa América. Está no Grupo da Argentina, Colômbia e Paraguai. Veio aprender um pouco para ver se consegue ser um pouco competitivo em casa, na Copa. 
**
   Neymar, foco nele !

 Depois de todo o tititi em torno das desventuras do moço Neymar fora dos gramados (murro em torcedor na França, punições, acusação de estupro, polícia no encalço), claro que todos os holofotes estavam focados no jogador, afinal o mais caro e mais talentoso da equipe. 

  Como iria se comportar e reagir em campo? Suas confusões midiáticas, afinal, influenciam e serão decisivas no comportamento da equipe? O craque teria cabeça e leveza para jogar? 

 O que se viu nas arquibancadas foi um ambiente favorável ao jogador, com manifestações de apoio. Em campo...   ciscou, tentou mostrar suas habilidades mas, aos 15’ minutos, ousou mais um drible desnecessário no meio de campo, levou um pau e torceu o tornozelo direito, preso no gramado ruim; o astro caiu no gramado, sentiu e saiu. A TV mostrou ele indo para os vestiários amparado, sem pisar com o pé lesionado e com bolsa de gelo no local.

  Contusão grave?  Armação pra justificar um corte diante da baboseira dos acontecimentos fora de campo ? Amanhã saberemos.  

   Éverton Cebolinha, do Grêmio, entrou no lugar da ‘estrela’ apagada, barreada. 
  
* *
  Com a bola rolando ... 

  Gramado horrível no Mané Garrincha, o ‘elefante branco’ de Brasília. O time de Tite começou exercendo uma marcação adiantada,  fazendo pressão para tomar a bola perto da área adversária. Coutinho, aos 11, quase abriu o placar; livrou-se da marcação e bateu da meia lua, raspando. Mas não demorou...  

- Gol !  1 x 0 , Brasil, aos 17 min.  Cruzamento preciso de Daniel Alves e testada firme de Richarlison na entrada da pequena área, indefensável.

 A pressão na marcação continuou e a bola sempre nos pés brasileiros. 

 - Gol ! 2 x 0 , aos 22min, Gabriel Jesus concluiu com competência, na área,  uma boa trama coletiva construída na direita por Daniel e Richarlison. 

  Domínio absoluto da equipe brasileira, atuando todo tempo dentro do campo adversário. O time do Catar é tecnicamente fraco, com jogadores vigorosos apenas. A equipe de camisa amarela criou outras chances, desperdiçadas e o goleiro brasileiro não fez uma só defesa.

  Daniel Alves, Richarlison, Artur e Gabriel Jesus se destacaram na primeira etapa. Phillipe Coutinho esforçado, querendo mostrar serviço.  
*
 Um Brasil já menos focado, mais  relaxado e num ritmo mais cadenciado, na volta dos vestiários.   Aos 10’, trocando passes e de posições a equipe brasileira envolveu a marcação e Gabriel entrou de cara mas o goleiro abafou bem. 

  Babinha chato. Aos 22, Paquetá no lugar de Coutinho. Neres no de Richarlison, Fernandinho no de Artur, Alex Sandro no de Filipe Luiz, Militão substituiu DanielAlves...     E o Catar foi gostando da maresia brasileira, indo também à frente; até o goleiro Ederson trabalhou um  pouco. Aos 40’, Gabriel Jesus perdeu gol de cara.

  Aos 49’,  com a ajuda do VAR, o árbitro marcou um pênalti de Éderson, em favor do Catar. Mas o chute, na cobrança, bateu no travessão e não entrou. 

  Um segundo tempo difícil de encarar, uma pelada desinteressante.   
**
  Antes de começar pra valer a competição, a seleção de Tite ainda realiza um derradeiro amistoso apronto, dia 9, em Porto Alegre.   
**
 Fonte Nova
 Cinco jogos da Copa América estão programados para a Fonte Nova:
 - 15 de junho : Argentina x Colômbia, um  clássico sul-americano. Messi presente. 
 -  no  dia 18, Brasil x Venezuela, casa cheia.
 - Dia 21, a rivalidade dos vizinhos do lado do Pacífico: Chile x Equador. Jogão. 
 - Colômbia x Paraguai se enfrentam no dia 23, pleno São João.
 E no dia 29, de São Pedro, acontece uma partida já pelas quartas-de-final.