fanfarras, cortejos, marchinhas e batucadas agregam foliões de todas as idades, de 5 a 13 de fevereiro
Secult , Salvador |
07/02/2026 às 15:41
Bloco Hoje Só
Foto: Secult
Na programação do maior Carnaval de rua do mundo há espaço para os tradicionais bloquinhos de rua, com fanfarras, fantasias, cortejos, marchinhas e batucadas. Como parte de uma agenda diversificada e inclusiva, o Governo da Bahia promove os bloquinhos do Santo Antônio Além do Carmo, contemplando 15 agrupamentos que realizam a folia pré-carnavalesca entre os dias 5 e 13 de fevereiro.
Desde 2000, os bloquinhos do Santo Antônio vêm consolidando um espaço para expressões carnavalescas espontâneas, lúdicas, divertidas, uma alternativa ao Carnaval convencional de Salvador, bem no clima do Centro Histórico de Salvador. Há 3 anos, o Governo da Bahia apoia o movimento, que agrega foliões de todas as idades, baianos e turistas. Rodante, Bloco De Hoje a Oito, Luzes da Ribalta, Rolinha Preguiçosa, Urso da Meia-Noite são alguns dos grupos que reúnem foliões nas ruas do Santo Antônio Além do Carmo.
Conforme Adriano Marques, um dos organizadores do movimento e criador do bloco De Hoje a 8, “ao longo de 18 anos de Carnaval no Santo Antônio, as tradições foram se enraizando e o espírito comunitário do movimento foi percebido e respeitado, de forma muito sensível pelo Governo da Bahia. Sem esse apoio, o movimento não conseguiria ocupar o espaço que hoje ocupa”.
Além dos bloquinhos do Santo Antônio Além do Carmo, o movimento Palhaços do Rio Vermelho e o Banho de Mar à Fantasia, além dos tradicionais ensaios, são alguns dos festejos que antecipam o Carnaval soteropolitano e são reconhecidos em 2026 como parte da campanha Carnaval da Bahia. Estado de Alegria, lançada no dia 4 de fevereiro, com a presença do governador Jerônimo Rodrigues, da ministra de Cultura Margareth Menezes, do vice-governador Geraldo Júnior e do secretário de Cultura, Bruno Monteiro, dentre outras autoridades.