Turismo

FAMADUM RUFA OS TAMBORES COM CORTEJO DE MULHERES NO PELOURINHO

São os primeiros sinais do Carnaval que se aproxima
Tasso Franco , da redação em Salvador | 06/12/2025 às 19:50
Banda integrada por mulheres
Foto: OLODUM

O primeiro dia da segunda etapa do PanAfro – FEMADUM 2025 movimentou o Centro Histórico de Salvador nesta sexta-feira, 5 de dezembro, em uma celebração marcada pela potência feminina na música afro-brasileira. A programação abriu com o cortejo do Batuque Obirim – Mulheres de Tambor, que reuniu mais de 70 percussionistas até a Casa do Olodum.

O público acompanhou as apresentações dos grupos Mulherada, Didá, Mulheres do Olodum e Mulheres do Malê, com participações de Tainara Miliane (mestre do Olodum), Ramilly Kelly (Malê), Essência Lima (Mulherada), Adriana Portela e Ivone Jesus (Didá), além das cantoras Karina Neris e Vânia Sam.

O Largo do Pelourinho recebeu a Orquestra Afrosinfônica, que apresentou a sinfonia “Ó Abre Alas Que Eu Quero Sambar”, com participação de Ayana Amorim e um emocionante tributo à Dama do Samba na Bahia, Gal do Beco, homenageada pelo presidente institucional do Olodum, Marcelo Gentil, ao som da canção “Rosa”. O encerramento foi marcado pela união da Escola Olodum com a Orquestra na voz de Nem Cardoso.

A programação segue no sábado, 6 de dezembro, a partir das 13h, com Olodum Mirim, Banda Percussiva Olodum, Original D’Sal e convidados como Tati Brito. Às 15h ocorre a finalíssima do Festival de Músicas FEMADUM 2025, seguida do show da banda Adão Negro.

No domingo, 7 de dezembro, o evento continua a partir das 13h com Variação de Ritmos, premiação dos vencedores do festival e apresentação do artista internacional Ramiro Naka, da Guiné-Bissau. A Banda Show Olodum encerra a segunda etapa do PanAfro – FEMADUM.

Criado pelo Bloco Afro Olodum, o festival se consolida como o maior encontro de música afro-latino-americana organizado por uma entidade civil, celebrando arte, formação e a criação musical afro-baiana no coração do Pelourinho.


Serviço
PanAfro - FEMADUM 2025 - (Festival de Música e Artes Olodum)
Etapa 2 – Festival de Música e Shows
Quando: 6 e 7 de dezembro de 2025
Local: Largo do Pelourinho
Horário: 13 horas
ABERTO AO PÚBLICO


*Tema do Carnaval 2026 “Máscaras Africanas – Magia e Beleza”*.