Turismo

FESTEJOS A SÃO NICODEMUS ABRE CICLO FESTAS POPULARES DE SALVADOR,SEXTA


O ápice dos festejos acontecerá no dia 28 de novembro, no Porto de Salvador, onde foi encontrada, na década de 1940, uma imagem do santo
Tasso Franco , da redação em Salvador | 27/11/2025 às 19:22
São Nicodemus louvado pelos portuários
Foto: Flávia Maciel

Os trabalhadores portuários celebram, neste mês de novembro, os 85 anos da festa do padroeiro da categoria, São Nicodemus. Com o apoio da Autoridade Portuária Federal (CODEBA) e da Arquidiocese de São Salvador da Bahia, este ano, a comunidade católica do Porto de Salvador preparou uma programação especial, que conta com uma novidade: a festa do santo voltará a ser aberta para todos os fiéis e não apenas para os portuários, restrição que aconteceu após a área do Porto ter sido alfandegada.
 
As comemorações tiveram início nesta terça-feira (25 de novembro), às 12h, com a Missa Solene da Gratidão, na Igreja São Pedro Gonçalves - conhecida como Igreja de São José do Corpo Santo -, localizada na Praça Cairú, no bairro do Comércio. Já na sexta-feira (28 de novembro), o Porto de Salvador sediará a tradicional Festa de São Nicodemus, com acesso dos fiéis pelo Contermas – Terminal Náutico, mediante identificação. A alvorada acontecerá às 5h, e a Celebração Eucarística será presidida pelo Arcebispo de São Salvador da Bahia, Primaz do Brasil, Cardeal Dom Sergio da Rocha, às 10h. Logo após a Missa, haverá procissão pelo cais do Porto, acompanhada pela Banda Marcial do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia. Os festejos serão encerrados após o almoço, quando acontecerão apresentações culturais.
 
A devoção a São Nicodemus, hoje parte da identidade espiritual da categoria, remonta à década de 1940, quando trabalhadores encontraram uma imagem do santo em meio ao carvão vegetal no Porto de Salvador. As primeiras Missas foram realizadas na Igreja Nossa Senhora do Pilar e Santa Luzia, com a imagem guardada na sede da estiva. Na década de 1980, as homenagens passaram a ocorrer na Capela de São Nicodemus, no Cais do Carvão, local que permanece como referência da celebração.
 
confira a programação:
 

28 de novembro (sexta-feira)
Local: Porto de Salvador (acesso pelo Contermas – Terminal Náutico, mediante identificação)
05h – Alvorada
10h – Missa presidida pelo Arcebispo de São Salvador da Bahia, Primaz do Brasil, Cardeal Dom Sergio da Rocha
11h – Procissão pelo cais do Porto, acompanhada pela Banda Marcial do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia
11h30 – Encerramento do rito litúrgico
12h – Almoço
13h – Apresentações culturais