Turismo

LARGO DA MARIQUITA RECEBE FEIRA DE VARIEDADES ATÉ DOMINGO (3)

Empreendedores pedem audiência com SEDUR para definir calendário das próximas edições
Carla Santana , Salvador | 28/02/2024 às 17:07
Feira de Variedades no Rio Vermelho
Foto: Divulgação

A última edição do primeiro semestre de 2024 da Feira de Variedades da Associação Classista de Educação e Esporte da Bahia (ACEB) começa amanhã (29/02) e segue até domingo (03/03), das 16 às 22 horas, no Largo da Mariquita, Rio Vermelho. A expectativa dos(as) empreendedores(as) é a melhor possível, já que a exposição de produtos de qualidade comercializados a preços atrativos gera renda para mulheres e homens desempregados e aposentados; familiares de pessoas com autismo, síndrome de down e outras deficiências; vítimas de violência doméstica; artistas de rua; entre outros empreendedores dos segmentos de moda, acessórios, artesanato, gastronomia e costura criativa. 

As próximas edições serão retomadas em junho, mas até o momento não existe um calendário organizado de datas e locais onde a exposição de pequenos empreendedores(as) deve acontecer em Salvador. Por isso, organizados pela ACEB e apoiados pelo Instituto Esperançar, Associação Futuro da Nação, Redemar Brasil e Cria D’elas, os expositores enviaram um ofício para a Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Urbanismo (SEDUR) solicitando uma audiência com o Secretário João Xavier para tratar do assunto. O grupo ainda não recebeu do órgão a confirmação do encontro. 

De acordo com a coordenadora de projetos da ACEB e organizadora das Feiras de Variedades, Anne Cristina Nogueira, durante este período de pausa nas atividades, a prioridade será a busca de um um diálogo mais próximo com os órgãos públicos responsáveis pela autorização de exposições em locais públicos de Salvador. “Precisamos organizar melhor as exposições, pois nosso desejo é que o prefeito Bruno Reis valorize cada vez mais iniciativas empreendedoras que fazem a nossa economia circular, como é o caso da nossa Feira de Variedades”, declarou. 

A realização de oficinas de bonecas de pano e de acessórios que capacitem pessoas a empreender é uma das sugestões da organizadora da Feira para fomentar o empreendedorismo na capital. Por isso, a partir de segunda-feira (4), uma loja colaborativa integrada à Feira de Variedades vai oferecer essas oficinas no Edifício Barra Center para algumas pessoas. “Infelizmente, são poucas vagas, por limitação de recursos, mas com o apoio do poder público, poderíamos beneficiar muitos outros soteropolitanos empreendedores com capacitações para geração de renda”, completou Anne Cristina. 

Além do empreendedorismo, outras marcas fortes das Feiras de Variedades da ACEB são a inclusão social e a valorização da diversidade. O projeto nasceu para driblar o desemprego e a perda do poder de compra de pequenos empreendedores, mas também para dar uma rasteira em diversas formas de preconceito e valorizar talentos. Novos empreendedores(as) são bem-vindos a cada edição. A taxa de participação cobre despesas como toldos, mesa, cadeira, água, gerador de iluminação, lâmpadas, vigilantes e outros itens que conferem ao empreendedor a estrutura necessária para o alcance de bons resultados na exposição.