Turismo

TURISMO NA TERCEIRA IDADE - DICAS PARA PLANEJAR UMA VIAGEM SEGURA

Com mais tempo disponível, o público 60+ pode fazer novas amizades e busca segurança na hora de viajar com familiares ou amigos
Karine Bastida , Salvador | 13/07/2023 às 18:42
Médica Geriatra Polianna Souza
Foto: Divulgação

Viajar traz uma série de benefícios em todas as idades, mas para o público longevo, particularmente, conhecer e explorar novos destinos pode ser uma experiência estimulante e emocionante. Porém, é essencial que sejam adotadas medidas de segurança adequadas para garantir que as viagens sejam agradáveis.

 

Abaixo estão 5 dicas que ajudam no planejamento:


1)   Documentos em dia: Certifique-se de que os documentos estejam sempre em ordem, como passaporte (no caso de viagens internacionais), identidade, cartões de plano de saúde e passagens. É importante fazer uma lista para não esquecer de nada;

 

2)   Autocuidado: Manter-se hidratado, evitar o exagero na alimentação ou o consumo de alimentos exóticos. Escolher as malas adequadas para evitar um esforço físico sem necessidade. Usar roupas adequadas ao clima do lugar de destino. Fazer um check-up médico com antecedência, principalmente antes de viagens de avião.

 

3)   Atenção redobrada aos cuidados com a saúde: Preparar um kit com remédios para emergências e não esquecer dos medicamentos de uso contínuo levados em bagagem de mão. Alguns destinos exigem vacinas específicas, então é importante manter o cartão de vacinação sempre em dia.

 

4)   Contratação de seguro viagem: Esse é um item muito importante que oferece cobertura para diversos fins, do atendimento médico de emergência até o reembolso por cancelamento de voos ou extravio de bagagens.

 

5)   Planejamento de roteiro adequado: Organizar passeios e atividades respeitando limites e condição física. Planejar o roteiro de forma que existam horas de descanso e dias livres para relaxar. Importante pesquisar com antecedência o destino ou até mesmo pedir um suporte de uma agência de turismo de confiança.

 

O consultor de marketing José F. Silva Jr, empresário na área de Marketing e Consultoria em negócios e cofundador do canal Longidade comenta que agências de turismo especializadas no público longevo é um nicho que tem crescido cada vez mais e tem se tornado até mesmo uma oportunidade de negócio promissor, visto o aumento do número de pessoas acima de 60 anos que buscam viagens e sentem a necessidade de pacotes e atendimentos personalizados.

 

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2060, um quarto da população deverá ter mais de 65 anos. Em 2021, dos cerca de 210 milhões de habitantes do Brasil, 37,7 milhões tinham 60 anos ou mais, de acordo com dados do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese).

 

A médica geriatra Dra. Polianna Souza, também cofundadora do canal Longidade, reforça a importância da socialização no público longevo. “Hobbies e atividades de lazer são fundamentais para uma boa qualidade de vida da população 60+. Além de ajudarem a manter corpo e mente ativos, eles também proporcionam momentos de descontração e fortalecimento dos laços sociais, tão importantes em qualquer faixa etária”, finaliza a especialista. 

 

Canal Longidade

Instagram: https://www.instagram.com/longidade/

Facebook: https://www.facebook.com/longidade

Podcast: https://open.spotify.com/show/1Eh8sE2hM7CO4bN1hF2iPZ?si=LieGN1r7TBqAoo3FNl1uZA 

Youtube: https://www.youtube.com/@longidade  

Site: https://www.longidade.com.br/