Turismo

CENTRO HISTÓRICO DE SALVADOR PEDE SOCORRO AO PREFEITO BRUNO REIS

Prefeitura apresenta plano para criação do Distrito Cultural do Centro Histórico
Doris Pinheiro , Salvador | 26/04/2023 às 18:40
Representantes do Centro Histórico de Salvador se reúnem com prefeito Bruno Reis
Foto: Mário Edason

A ACHE – Associação Centro Histórico Empreendedor, participou na manhã desta quarta-feira, no Palácio Tomé de Souza, da reunião convocada pelo prefeito Bruno Reis e seu secretariado para discutir ações voltadas para o Centro Histórico de Salvador. Durante a reunião o prefeito e os secretários apresentaram uma série de ações nas áreas de segurança pública, assistência social, trânsito, limpeza urbana, iluminação, manutenção e cultura, informaram e consultaram os representantes da sociedade civil presentes - moradores, líderes comunitários e empreendedores do Centro Histórico e do Comércio – e anunciaram a criação do Distrito Cultural do Centro Histórico que abarca as regiões da Gamboa de Baixo, Comércio, Pelourinho e Santo Antônio Além do Carmo. Este distrito funcionará como uma sub-prefeitura de bairro exclusiva para a região. “Imagine que o Centro Histórico será como o Vaticano dentro de Roma”, disse o prefeito, ao falar sobre o nível de autonomia que o projeto estruturante propõe.


As ações da Prefeitura de Salvador para o Centro Histórico respondem ao documento encaminhado pela ACHE à Prefeitura e ao Governo do Estado no dia primeiro de março, onde todos os problemas enfrentados pela região são listados e também são propostas ações para solucionar (veja anexo). O presidente da Associação do Centro Histórico Empreendedor, José Iglesias Garcia, durante a reunião defendeu mais uma vez uma parceria entre as três instâncias de poder – municipal, estadual e federal - e elogiou o debate promovido pela prefeitura. “A nossa associação é apartidária e o que queremos é que a Prefeitura, o Governo do Estado e o Governo Federal unam forças e trabalhem a favor do Centro Histórico de Salvador e do turismo, principal atividade econômica da cidade”, afirmou. Nesta quinta-feira, 27/04, pela manhã, o prefeito Bruno Reis realizará uma coletiva de imprensa para anunciar a implantação do Distrito Cultural do Centro Histórico e uma série de medidas e ações operacionais na região.


Pedido de audiência em caráter de urgência ao governador


Na última segunda-feira, 24/04, a ACHE protocolou um pedido de audiência em caráter de urgência para tratar da situação de abandono do Centro Histórico ao governador Jerônimo Rodrigues, mas até o momento não recebeu nenhuma resposta. O documento foi enviado com cópia, protocolado e endereçado aos gestores do IPAC, Secult, Secretaria de Turismo, Casa Civil e Comando da Polícia Militar. Também não houve até agora resposta de nenhuma destas instâncias. No documento a ACHE chama a atenção para a situação de colapso da região, para a perda de empregos e postos de trabalho e para o fechamento de empreendimentos e pede ao governador uma intervenção imediata. No dia primeiro de março o secretário estadual de Turismo, Maurício Bacelar, também recebeu o relatório encaminhado pela ACHE onde os problemas enfrentados pela região são listados, assim como as ações propostas para solucionar.


Manifestação está mantida!


No dia 28 de abril, a partir das 10h, no Largo do Terreiro de Jesus, a comunidade que vive, trabalha e transita pelo Centro Histórico de Salvador - empreendedores, trabalhadores, moradores, representantes de instituições públicas e privadas, associações ligadas aos setores de Turismo e Cultura, produtores culturais e artistas-, fará uma manifestação pacífica, sem vínculos políticos partidários, exigindo RESPEITO ao Centro Histórico de Salvador.


A manifestação tem como objetivo cobrar das autoridades municipais, estaduais e federais ações concretas na resolução dos inúmeros problemas que o Centro Histórico de Salvador enfrenta, e sensibilizar a opinião pública para um dos piores momentos que uma das mais preciosas regiões de nosso país vive no que se refere a segurança pública, ordenamento dos informais, assédio e extorsão aos visitantes, preservação do patrimônio, falta de infraestrutura e muito mais. O Centro Histórico dará seu recado e pretende chamar a atenção para o grave problema que enfrenta hoje de desordem, abandono e caos.