Turismo

CENTRO HISTÓRICO DE SALVADOR AGONIZA E FAZ PROTESTO DIA 28 DE ABRIL

Situação insustentável do Centro Histórico diante da violência crescente
DP , Salvador | 24/04/2023 às 10:48
O silêncio do Centro Histórico
Foto: DP

No dia 28 de abril, a partir das 10h, no Largo do Terreiro de Jesus, a comunidade que vive, trabalha e transita pelo Centro Histórico de Salvador - empreendedores, trabalhadores, moradores, representantes de instituições públicas e privadas, associações ligadas aos setores de Turismo e Cultura, produtores culturais e artistas-, farão uma manifestação pacífica, sem vínculos políticos partidários, exigindo RESPEITO ao Centro Histórico de Salvador.

A manifestação tem como objetivo cobrar das autoridades municipais, estaduais e federais ações concretas na resolução dos inúmeros problemas que o Centro Histórico de Salvador enfrenta, e sensibilizar a opinião pública para um dos piores momentos que uma das mais preciosas regiões de nosso país vive no que se refere a segurança pública, ordenamento dos informais, assédio e extorsão aos visitantes, preservação do patrimônio, falta de infraestrutura e muito mais.

Presenciamos a omissão de instituições estaduais, municipais e federais no que se refere a zelar e a fiscalizar esse que é um Patrimônio da Humanidade e o maior cartão postal de Salvador. O Centro Histórico dará seu recado e pretende chamar a atenção para o grave problema que enfrentamos hoje de desordem, abandono e caos.

Relatório entregue às autoridades

No dia 28 de fevereiro, após audiência realizada com autoridades do Governo do Estado e da Prefeitura de Salvador, onde foi firmada a promessa de se montar um Grupo de Trabalho reunindo autoridades destas instâncias e da sociedade civil, a pedido das próprias autoridades, foi realizado um amplo relatório com os problemas enfrentados no Centro Histórico e sugestões para resolvê-los. O documento foi entregue ao Secretário de Turismo do Estado, Maurício Bacelar e à Secretária de Desenvolvimento Econômico da Prefeitura de Salvador, Mila Paes. O prometido Grupo de Trabalho não foi formado, nenhuma ação foi implementada e o que se viu no último final de semana com a agressão aos turistas romenos vem acontecendo rotineiramente e a cada dia com mais violência.

 “RESPEITO ao Centro de Histórico de Salvador” essa é a nossa bandeira, o nosso pedido de socorro e a nossa demonstração de amor por esse local que abriga tantas famílias, que gera milhares de empregos e que é também um seleiro efervescente da cultura e do turismo em nosso estado.