Turismo

BAIA DE TODOS OS SANTOS COMPLETA 521 ANOS COM ESTE NOME PORTUGUÊS

Salvador já comemorou desta data com conerto e tudoi mais
Tasso Franco , Salvador | 01/11/2022 às 11:47
A Baía de Todos os Santos
Foto: BJÁ
  Nesta data completa-se 521 anos da descoberta pelos portugueses da Baía de Todos os Santos pela expedição exploratória do litoral brasileiro comandada por Gaspar de Lemos e cartografada por Américo Vespúcio. 

  Na Europa católica portuguesa e espanhola o 1º de Novembro, ainda nos dias atuais, é data santificado de Todos os Santos e feriado nacional. E foi exatamente por isso, a entrada das naus de Gaspar de Lemos no que inicialmente os navegadores pensaram ser um golfo que naus europeias navegaram pela primeira vez nessas águas que receberam o nome de Baía de Todos os Santos.

   Os tupinambás que moravam no seu entorno na atual Salvador e ilha de Itaparica a chamava de Kirimurê e os portugueses que não respeitavam a cultura local mudaram de nome. É uma das mais belas do país rivalizando com a Baía de Guanabara. 

   A descoberta da Baía de Todos os Santos, em 1501, não significou dizer que sua ocupação foi imediata. A primeira tentativa deu-se em 1536 com a instalação da Capitania Hereditária da Bahia e um núcleo residencial na Vila Velha do Pereira (atual Porto da Barra) e a definitiva, em 1549, com a instalação de um governo geral e edificação da cidade do Salvador, uma cidade fortaleza.

   Salvador é, portanto, a mais antiga capital do Brasil e foi sede do governo central até 1763 quando a Coroa Portuguesa transferiu a sede para o Rio de Janeiro.