Turismo

A FEIRA DA LADRA EM MONTEMARTRE, PARIS, O BAIRRO BOÊMIO DA VILLE (TF)

Montemartre é um dos bairros mais charmosos e visitados de Paris
Tasso Franco , Paris | 23/06/2022 às 06:11
Onde se compra de tudo
Foto: BJÁ
      Já comentamos em nossa editoria de Turismo sobre a Basílica Sacré-Coeur, a mais visitada da França, que fica localizada no bairro de Montemartre. Hoje, falaremos um pouco sonbre esse bairro considerado um dos mais charmosos da cidade, boêmio por natureza, palco da Belle Époque quando se cruzava com Salvador Dali, Pìcasso e Edouard Monet em suas ruas e bistrôs, com sua feira da ladra ocupando as ruas arriba da estação de metrô Abbesses até Pigale. É uma festa nos finais de semana, um burburinho de gente por todos os lados e milhares de produtos a comprar ou apreciar.

    O bairro foi cenário do filme “O Fabuloso Destino de Amélie Poulain” e o termo Belle Époque - bela época ou época festiva dos cabarés - vem dai, dos séculos XIX e XX quando o bairro se tornou residência de muitos artitas, do teatro, cinema, artes plásticas, escritores e assim por diante. 

   O Moulin Rouge segue no mesmo local de sua fundação e se você não tem condições financeiras de ir a um show (em média 100 euros por pessoa variando até 400 euros a entrada com jantar e lugar especial) pode fazer fotos do lado de fora e levar consigo como lembrança. No Moulin estão algumas obras de Toulouse-Lautrec.

   Situa-se no bairro o Café des Deux Moulins (15 rue Lepic), onde trabalhava Amélie, no filme “O Fabuloso Destino de Amélie Poulain”. Desde o filme, o local faz sucesso entre os turistas. Em Abbesses (a estação do metrô para alcançar a rua tem 180 degraus e recomenda-se usar o elevador) há o Le mur des je t’aime, ou muro do eu te amo em português, com a frase “eu te amo” escrita em mais de 200 idiomas. 

    A feira da ladra ocupa várias ruas e espaços a partir do topo desta estação do metrô e eu mesmo comprei um corte de tecido do Senegal (20 euros) para fazer uma bata e há todo tipo de mercadoria à venda: uniformes de militares dos exércitos norte-americano e europeus, bisquis, louças, quadros, pantalonas, botas, licoreiras, talheres, calças farwest, enfim, uma infinidade de produtos para todos os bolsos.

   Em toda a área - de Pigale até o monte onde se situa a basílica - há bistrôs, bares e restaurantes. Ai é so escolher um deles, sentar e pedir o que mais gosta. Nós - yo e a madame Bião de Jeus - na Brasserie Le Chappe, na terrasse, um local bem agradável. onde há vários bistrôs - Le Florenza, Le Progrès, gelatos italianos e outros

   Para almoçar ou  jantar há Le Coq Rico (98 Rue Lepic), restaurante francês especializado em pratos com aves.Andando poucos metros, é possível visitar o Musée de Montmartre, museu dedicado à história do bairro. Além de um acervo com muitas imagens e fatos interessantes, há um pequeno café no jardim que inspirou o pintor Renoir.

   A partir daqui, você vai entrar na área mais turística do bairro, situada nos arredores da Place du Tertre (ou Praça dos artistas). As ruas aqui são cheias de lojas de lembrancinhas e pinturas, mas há também vários bares e restaurantes. Sem falar, dos artistas e músicos de ruas que compõe toda a vibe pitoresca de Montmartre. O  Marché Saint Pierre é outro ponto a ser visitado. (TF)