Turismo

PARIS: ESPLANADA DOS INVÁLIDOS, ÁREA DE LAZER E PRÁTICA ESPORTES (TF)

Local a gauche do Rio Sena próximo a ponte Alexandres III, a monumental
Tasso Franco , PARIS | 19/06/2022 às 04:30
Esplanada vendo-se ao fundo o Palácio des Invalides
Foto: BJÁ
      PARIS - A Esplanada dos Inválidos é uma área de contemplação e lazer que se situa a gauche do Rio Sena nas proximidades da ponte Alexandre III donde, do outro lado, estão o Petit Palau e o Grand Palau e uma avenida que dá ao Champs Elysée, onde estão os monumentos a Wiston Churchill e Charles De Gaulle. 

      Área, hoje, supervalorizada. e que se constitui numa parte integrante do Hôtel National des Invalides, ou Palácio dos Inválidos, monumento cuja construção foi ordenada por Luís XIV, em 1670, para dar abrigo aos inválidos dos seus exércitos. Hoje em dia, continua acolhendo os inválidos, mas é também uma necrópole militar e sede de vários museus.
 
      Luis XIV o rei que mais tempo governou a França, recordista de tempo no poder (73 anos) mais até do que a rainha Elizabeth II, embora tenha construido o Palácio de Versalhes - fora de Paris - para onde levou a Corte, deixou essa grande obra onde estão sepultados os restos mortais de Napoleão Bonaparte e outros ilustres mitares franceses. Noutra matéria falaremos o Hôtel des Invalides, a parte interna e os museus. 

      Hoje, a abordagem é somente sobre a Esplanada que fica no fundo do hotel e tem além do jardim - um imenso gramado - áreas para a prática de hoquei sobre patins, skate e ensaios de grupos folclóricos. (Vide video na nossa home).

     Nessa temporada de final de primavera e inicio do verão fica lotado de esportistas, dançarinos e turistas. É um ótimo local para passear e teria nascido, nos primórdios, como uma horta para os inválidos das guerras que recebiam uma pensão do governo até a morte.

      HISTÓRIA

      Em 1704, a parte dos Pré-aux-Clercs chamada "Prés-Saint-Germain" foi transformada, segundo os planos do arquiteto Robert de Cotte , em um vasto quadrado retangular semeado com grama e com fileiras de árvores, chamado jardim simétrico francês. O objetivo original deste espaço era fazer uma horta onde os inválidos de guerra pudessem cultivar vegetais e também conhecer os parisienses. Desta forma, os veteranos não eram reclusos apesar de sua deficiência.

    A Esplanade des Invalides foi palco da Exposição da Indústria (1806), da cerimónia da devolução das cinzas de Napoleão (1840). Por ocasião da primeira dessas manifestações, uma estátua gigantesca mas efêmera do povo francês representado como Hércules matando a hidra do federalismo foi erguida no centro da esplanada. Simbolizou o recente triunfo da Montanha sobre seus inimigos políticos ( girondinos e federalistas ) e sobre o Marais .

   Por ocasião da Exposição Universal de 1900 , durante a qual foi revestida de pavilhões temporários, a esplanada foi ligada aos Champs-Élysées graças à construção da ponte Alexandre-III, a mais bela da cidade. (TF)