Turismo

OS JARDINS ENCANTADOS DO TROCADERO E A VISTA DA TORRE EIFFEL (TF)

Lugar de contemplação, de ouvir música e curtir a mais bela vista da Torre Eiffel
Tasso Franco , Paris | 03/06/2022 às 03:23
Jardins encantados
Foto: BJÁ
     PARIS - Les Jardins du Trocadéro - ou simplesmente Trocadero, em português - é uma área localizada à direita do Rio Sena em frente a Torre Eiffel. Local muito visitado pelos turistas, pois, tem-se a melhor visão da torre. 

   É um lugar público gratuito e pode-se passear à vontade e até atravessar a ponte d'Lena - construção ordenada por Napoleão Bonaparte, em 1807, com vista para a Escola Militar - passar por baixo da torre (hoje, passa-se pelo lado diante reforma da estrutura da ponte) e chega-se à margem esquerda do rio onde fica o Campo de Marte, uma área verde imensa, e a Escola Militar.

   Cada coisa de uma vez. Já falamos do Campo de Marte anteriormente (veja video no canal YouTube de Sêo Franco) e agora nos restringiremos ao Trocadero, área urbanizada em 1937, com 93.930 m² de espaços verdes, jardins, fontes, escadarias, platôs, assentos, etc, e vista deslumbrante da Eiffel. 

   No centro do espaço está a fonte Varsóvia equipada com seus 20 canhões de água oferecendo um belo espetáculo. Esculturas completam o cenário: cavalos dourados, cabeça de touro, "L'Homme" de Traverse e "La Femme" de Bacqué. 

  A época melhor para visitar esse local é no verão - às noites - quando a torre, fonte e demais áreas ganham iluminações especiais. É cenário de cinema, na real. Muitas cenas de filmes já foram feitas nesse local e, quando visitei o local, em maio de 2022, no final da tarde, havia uma produção - provavelmente de comerciais para TV - com modelos e uma parafernália de equipamentos e luzes.

 No Trocadero, encontram-se o Palácio de Chaillot, museus, jardins e a Praça do Trocadero com aquário subterrâneo e seus bares e restauratres ao redor. É possível tomar um drink vendo a chegada da noite observando a Eiffel.  

   A praça data de 1869 e o nome Trocadero foi inspirado em uma batalha travada por Napoleão Bonaparte, em 31 de agosto de 1823, na Espanha. A praça tem no seu centro uma estátua do Marechal Foch montado em um cavalo e um memorial do exército francês. 

  Nos jardins do Trocadero se apresentam, diariamente, dezenas de músicas de rua tocando violino, violão, acordeon, guitarra, sax, pequenas bandas sinfônicas e outros e você pode sentare-se n'algum canto - e muita gente faz isso - e ficar ouvindo o que os músicos cantam e tocam. A gorjeta fica por sua conta. Não é obrigatória, mas, se você tira fotos ou filma os músicas sempre é bom dar um ou mais euros, a depender de sua condição financeira.

  Onde tem muitos turistas todo cuidado com as bolsas é o aconselhavel. Em Paris, tem batedores de carteiras à mancheia e quando um pega uma delas e sai correndo em direção ao Sena, ninguém segura. Tem aquela gritaria "pega-pega" mas bye-bye. 

  O local sempre tem policiamento ostensivo e nessa época de terrorismo policiais portam fuzis automáticos e metralhadores, o que é comum, e vê-se, também, nos Champs Élysées.

  Há uma estação de metrô na praça e se você quiser ir andando até o Arco do Triunfo, na Élysées, é perto. Mas, como disse acima, cada dia sua agonia, se concentre no Trocadero indo especialmene à tarde esperando a noite chegar. É quando se tem a melhor imagem da torre. (TF)