Turismo

JARDINS DAS TULHERIAS NO CENTRO PARIS: BELO ANTÔNIO MAL CUIDADO (TF)

Local de contemplação e caminhadas no centro de Paris
Tasso Franco , Paris | 28/05/2022 às 15:29
Cartão postal no centro da cidade junto ao Louvre e a Champs Elysée
Foto:
     PARIS: O jardim das Tulherias (Jardin des Tuleries) é o mais central da cidade e se situa na margem direita do rio Sena, entre a praça da Concórdia e o Arco do Triunfo do Carrossel (Arc de Triomphe du Carrousel) monumento datando de 1809, construído por Napoleão I  (Napoleão Bonaparte) situado no 1º arrondissement  à oeste do Museu do Louvre. 

   Há quem considere, nos dias atuais, que esse conjunto central vai do Carrossel até o Arco do Triunfo da praça Chrales de Gaule ou até mesmo ao Arco de La Défense mais adiante. Numa linha reta olhando-se a partir da Praça do Carrossel é possível ver toda essa dimensão.

   Mas, o Tuleries (de telhas, de muitas casas que haviam cobertas com telhas de cerâmica no seculo XVI, daí vem o topônimo) foi criado pela nobre italiana Catarina de Médici, rainha consorte da França emtre 1547 e 1559, casada com o rei Henrique II, em estilo italiano, modificado no século XVII para estilo francês - formal e simétrico com estátuas - e assim se conserva até os dias atuais - com as devidas modificações - limitando-se entre a Praça da Concórdia e o Arco do Carrossel. Tuile em francês significa telhas e nessa área da cidade por volta de 1550 havia uma concentração de olarias.

   O Musée de l'Orangerie e o Jeu de Paume com exposições de arte contemporânea ficam em dois pavilhões dentro do parque, que oferece uma esplêndida perspectiva dos Champs-Élysées, do arco do Triunfo e do Grande Arco de la Défense, área nova da cidade com prédio envidraçados, centro financeiro.

    O local vive neste finalzinho de maio com a presença de uma enxurrada de turistas de todo planeta num vai e vem permanente entre a esplanada do Louvre até o Champs Élysées e os jardins, em si, estão descuidados em alguns trechos com mato invadindo alguns canteiros de flores, precisando de uma capinagem. No mais, o local é muito bonito e muitas familias residentes em Paris levam seus filhos para passearem, jogar bola, organizarem pic-nics e assim por diante. 

  O jardim possui uma variedade enorme de flores, muitas estátuas (a mais apreciada é a do imperador romano Júlio César) e labirintos, sendo um lugar ideal para o relaxar e quem gosta de ler ao ar livre sentado próximo a um corredor de árvores nada melhor. Há, em alguns espaços, lugares para um drink e refeições. 

   Algumas estátuas estão com peças quebradas - braços, etc - e os pombos fazem a festa decorando-as com coco. Outros pousam nas cabeças dos personagens. Nesse aspecto, também, precisam de uma limpeza geral.

   No Tulherias há cafés que servem crepes franceses e champanhe. É tradição na França o 'petit déjeneur' com pães, queijos, tortas, crepes e champagne. Em La Concórdia há um lago onde se pode sentar na beirada e contemplar a paisagem. O espaço recebe eventos anuais como a Feira de Arte Contemporânea em outubro e, desfiles de moda 'street style' entre outros.

   Uma coisa de cada vez ou várias ao mesmo tempo dependendo de sua disponibilidade. Ou seja, você pode visitar somente o jardim e se concentrar nele entre a Concorde e o Carrossel; ou pode, também aproveitar e fazer uma visita ao Museu do Louvre; e se ainda tiver disposição e fôlego, caminhar até o Champs Élysées e subir no Arco do Triunfo donde se tem uma bela vista do miolo central da cidade e de como flui o trânsito. De quebra, pode fazer umas comprinhas nas lojas de grife da Élysées onde há muitas opções em perfumes, bolsas, sapatos, vestes e demais. (TF)