Turismo

JARDIM DE LUXEMBURGO ÁREA DE LASER VERDE MAIS DISPUTADA EM PARIS (TF)

Local preferido dos franceses para curtir a natureza e relaxar da correria do dia-a-dia
Tasso Franco , Paris | 22/05/2022 às 06:05
Um local especial em Paris
Foto: BJÁ
   PARIS - A área verde de laser mais curtida pelos franceses e turistas nesta cidade é o Jardim de Luxemburgo (Jardin du Luxembourg) grande parque público com mais de 22,4 hectares, localizado no 6.º arrondissement. 

   Nos finais de semana, como nesses 21 e 22 de maio, milhares de pessoas utilizam o parque para passear, jogar tênis, petanke (jogo tipo bocha), basquete, volei, peteca, futebol de salão e handebol, fazer pic-nics, montar cavalos, pedalar bikes, namorar, cantar, brindar a vida nos quiosques e restaurantes, alugar pequenos barcos (6 euros 30 minutos) para as crianças controlarem com uma vara, usar os parque infantis com tirolesas e outros, praticar cooper, enfim, manter um contato mais direto com a natureza.

  No jardim existem diversas alamedas com milhares de árvores e toda área é cercada com um imenso gradil e portões a leste e oeste sendo que, num deles, chega-se ao campus da Sorbone e é possivel visitar o Panteon e a igreja de Santa Genoveva, a padroeira de Paris. 

  Há canteiros com flores bem cuidados nas proximidades da fonte principal (Fonte de Médicis) em frente ao Palácio de Luxemburgo e como estamos na primavera, claro, o verde das árvores e os coloridos das flores foram um visual muito agradável. 

  Há centenas de cadeiras de metal leve para atender aqueles que não gostam ou não têm mais preparo físico para sentar nas áreas gramadas. Ha, ainda muitos bancos fixos e conteineres para descartar o lixo.

   É comum as pessoas levarem vinho, queijos, pães e outras guloseimas para fazer pic-nics e também comerem baguetes com queijos nos bancos e cadeiras o que faz com que, em Luxemburgo há uma quantidade enorme de pombos (pigeons gordinhos) sempre a volta de quem está comendo e algumas ratazanas bem nutridas. 

  Isso, no entanto, parece ser de menos diante da beleza do local e do desfrute que se tem. Só de áreas para o jogo da petanke - creio, esporte só praticado na França - existem 6 quadras e uma quantidade enormes de quadras para se jogar tênis. Claro, quem pratica esses esportes no local chega cedo para fazer as reservas.

   MARIA DE MÉDICIS

   A construção do palácio e dos jardins aconteceu a partir de 1611 quando Maria de Médicis, viúva de Henrique IV, decidiu construiu um palácio réplica do Petti, de Florença, Itália, terra natal. 

   No decorrer dos anos ordenou o plantio de 2 mil ulmeiros e contratou especialistas em jardinagem para recriar os jardins que ela conheceu quando criança em Florença. Comprou o hotel du Luxembourg (hoje o palácio Petit-Luxembourg) e iniciou a construção de um novo palácio. Encarregou Salomon de Brosse da construção de um palácio e uma fonte, que ainda hoje existe.

  O parque, portanto, nasceu no estilo que conhecia de Florença. Com o passar do tempo adquiriu os terrenos mais próximos ao palácio para a ampliação dos jardins, os quais alcançaram sua máxima dimensão em 1792.

  Com a ascensão da Revolução Francesa, o Palácio acabou se convertendo em uma prisão, enquanto durante a Segunda Guerra Mundial foi utilizado como quartel pelos alemães, que construíram um bunker no jardim.
  
  O espaço atual concentra um larnjal, um pomar, jardim de rosas, 3 estufas que contam com 400 espécies de orquídeas, hortênsias e begônias, além de um apiário. Há frequentes cursos de jardinagem e apiário.

  A área verde global é dividida em jardins nos estilos francês - vegetação regular, esculturas em mármore branco e chafarizes - e inglês - vegetação assimétrica como determina a natureza. Há 106 estátuas e duas fontes esculpidas, a Fonte Médici e o Monumento a Eugène Delacroix.

  O Petit Luxembourg, construído no século XVI, é a residência do Presidente do Senado desde 1825, mas não é possível vê-lo pois ele se situa dentro de um pátio fechado. O Jardim pertence, hoje, ao Senado, mas é administrado pela Prefeitura de Paris.

   Para os amantes de arte, o jardim conta com o Museu du Luxembourg, 20 estátuas de mulheres ilustres e rainhas da França.  Há ainda um coreto e o pavilhão Davioud, que recebe algumas exposições no verão. 
  
  Hoje, imagina-se, a cidade agradece penhoradamente a Maria de Médicis, pois, o Jardim de Luxemburgo é, a maior área de laser verde da cidade, mais do que o Campo de Marte e as Tulherias, e com o crescimento da cidade está praticamente no centro (se é que Paris tenha um centro) próximo de Saint-Germain des Prés, do rio Sena, de Notre Dame, de Saint Suplice, do Louvre, do d'Orsay, do Pantetão, do Champes Élysées e de outros monumentos importantes da citté.

   Os dias da semana (exceto sábado e domingo) são os melhores para visitar o local. Abre às 7h30m e fecha às 21h nesta temporada da primavera. (TF)