Turismo

PARIS VISTA DA TORRE DE MONTEPARNASSE A 210 METROS DE ALTURA (TF)

Vista da cidade em 360º graus de todos seus distritos - arrondissement
Tasso Franco , Paris | 20/05/2022 às 04:05
Visão fantástica da cidade
Foto: BJÁ

PARIS - Um dos pontos turísticos mais visitados desta cidade é o distrito de Monteparnasse onde se encontram a estação de trens que atende a região Sudoeste da França - Tours, Bordeux, Lion, Saint-Malo, etc - chamada de grandes linhas; e a área metropolitana - os arredores como falam os franceses - a Torre de Monteparnasse o segundo edifício mais alto da citté com 210 metros de altura, o cemitério de Monteparnasse onde algumas personalidades estão sepultadas, uma infinidade de bistrôs e lojas de todos os tipos, em especial, uma quadra da Galeria Lafayete. 

      Além do que, Monteparnasse está próximo de Saint-Germain des Prés, dos Jardins de Luxemburgo, de Saint Suplicy e do Palácio de Inválidos onde está sepultado Napoleão Bonaparte.

     Diria que é um local bem interessante e do alto da Torre de Monteparnasse - derivado de Monte Parnaso - edifício construído a partir de 1969 até 1973 e que foi durante muitos anos o mais alto da cidade, do seu topo e da terazza, tem-se uma visão de 360º graus da cidade observando-se do alto todos os monumentos identificáveis, a Torre Eiffel, Notre Dame, o Louvre, o tramo da estação de trens, as grandes avenidas e o traçado da citté com seu casario uniforme preservado o que dá uma dimensão do valor que a história representa para os franceses. 

      Tambném à vista fica o La Défense o centro financeiro da cidade, área nova com imensos prédios espelhados, hoje, com centros de convenções e áreas de shows. Para junho, Elton John.

   Para ter acesso ao topo da torre com 56 andares de escritórios corporativos de toda natureza há um conjunto de elevadores, isolado da área comercial do prédio, só para atender os turistas e visitantes locais com portaria especial, detectores de metais, vigilantes por todos os lados, e paga-se a quantia de 20 euros (adultos), 15 euros (estudantes) e 9 euros (crianças). No topo há dois bares e um restaurante, loja de souvenirs e locais de contemplação na terraza com cadeiras esprigruiçadeiras e lounges o que dá para a pessoa curtir o quanto quiser em tempo a cidade do alto. Não há uma delimitação de tempo para se ficar na torre, em média, os turistas ficam entre 2 e 3 horas, no máximo.

  Os ingressos são vendidos no local ou pela internet e nos finais de semana há sempre mais gente o que a fila de espera pode ser demorada. Melhor é ir no meio da semana. Depois do passeio no alto da torre você pode, então, curtir alguns dos bistrôs de Monteparnasse, conhecer a estação dos trens que é imensa e tem lojas e restaurantes, ir ao cemitério local que fica próximo e percorrer as ruas do comércio em direção ao Sena. (TF) 

DADOS DA WIKIPEDIA

A Gare Montparnasse ou Estação Montparnasse é uma estação de trens situada no bairro de Montparnasse, no 14º arrondissement de Paris, na Ilha de França, na França, usada como terminal para as ligações oeste e sudoeste do país, bem como para as ligações de TGV para Tours, Bordéus, Rennes e Nantes. Dispõe também de uma estação de metropolitano e de escadas rolantes de alta velocidade nos acessos.

Inaugurada em 1840, foi totalmente renovada entre 1848 e 1852. Na década de 1960, deu-se a integração da estação, após renovação, no complexo de escritórios que acabara de ser construído. Em 1969, a antiga estação foi demolida e a Torre Montparnasse foi construída no local. Em 1990, foi construída uma extensão para abrigar a estação do TGV Atlantique.