Turismo

ATENÇÃO QUEM VAI PARA EXTERIOR: TESTE DA COVID É OBRIGATÓRIO NA EUROPA

Salvador não tem posto de vacinação rápida nem fiscais da SMS/SESAB
Tasso Franco , Salvador | 20/01/2022 às 12:02
Embarque de retorno Lisboa/Salvador confere vacinação
Foto: BJÁ
   Para quem vai viajar à Europa - ou retornar - é obrigatório teste da Covid (24 horas antes do voo), preenchimento do boarding da TAP (se seu voo for por essa empresa) e no retorno um cadastro na Anvisa. Sem isso, não é possível embarcar. 

  Em Lisboa, muitos brasileiros foram barrados, ontem, e salvos porque a TAP colocou um posto de vacinação teste rápido da Covid ao preço de 20 euros cada teste. Se o passageiro estiver com a familia de 5 pessoas tem que pagar 100 euros (app 650 reais) e muita gente já volta à capital baiana sem dinheiro vivo. É um problemão.

  A conferência na hora do embarque é rigorosa (vide foto) e formam-se duas filas. Ontem, por exmeplo, havia 5 voos à tarde para o Nordeste e Norte do Brasil - Salvador, Recife, Natal, Fortaleza e Belém - algo em torno de uns 700 passageiros. Vê-se, pois, o enxame que foi na ala N do aeroporto onde se concentram esses voos, isso sem falar para voos, SP, Rio e Brasília. 

   O turismo em Portugal - creio, não é dado oficial - é mantido, em boa parte, por brasileiros que frequentam brares, restaurantes, shows de fado e consomem bastante. 

   E também vão as compras com voracidade sobretudo nesta época do ano com liquidações nas lojas e roupas, sapatos, tênis, malas, objetos eletrônicos, joias e outros são bem mais baratos do que no Brasil. 

   EM SALVADOR FISCALIZAÇÃO MEIA BOA

   Ontem, à noite, no desembarque do voo Lisboa-Salvador os baianos e turistas são contemplados, de imediato, com a escada rolante - uma delas - do desembarque paralisada. 

  Depois, na área de conferência do passaporte os brasileiros não precisavam apresentam nem a inscrição Anvisa digitalizada no celular nem o teste da Covid. E não há - como em Lisboa, Madrid, Valencia - um postos de saúda do município para fazer essa conferência.