quinta-feira, 21 de outubro de 2021
Turismo

HOMENS DE BARRO DE IBIRATAIA SÃO NOVA ATRAÇÃO TURÍSTICA NA BAHIA

Obra da artista Selma Calheira
Tasso Franco , da redação em Salvador | 17/08/2021 às 15:20
Homens de Barro
Foto: SETUR
 

A cidade de Ibirataia, no sul da Bahia, tem na artista plástica Selma Calheira uma notável representante da cultura regional. As obras de cerâmica da artista são comercializadas na Europa e nos Estados Unidos. O sucesso transformou esculturas gigantes em atrações turísticas.

No último fim de semana, foi realizada no Espaço Cores da Terra, na zona rural do município, a "10ª Queima Cultural - Homens de Barro", promovida pela artista.  No evento, peças modeladas em argila são levadas ao forno e transformadas em esculturas primitivas de cerâmica, que medem de dois a cinco metros de altura. Elas representam um ser de muita força e retratam uma história fictícia de pessoas simples e corajosas, que encontram na terra a força para continuar prosperando.
 
“A ideia é que as pessoas sintam-se representadas pela força que brota desses homens de barro. Meu desejo é criar a cidade das esculturas e um instituto com infraestrutura adequada para receber os turistas, que adoram tirar fotos ao lado das obras", relata a artista.

O secretário estadual do Turismo, Maurício Bacelar, participou do evento e discutiu a exibição de parte da coleção em Salvador. "Esse trabalho é fascinante e atrai os olhares do mundo. Arte com geração de emprego e renda, de maneira sustentável. Iniciamos as conversas para exibir as esculturas gigantes na capital, como mais uma atração turística”.

O trabalho de Selma Calheiras começou a ganhar projeção quando ela fundou, com o artista plástico Franz Rzehak, em 1989, o Centro de Artesanato Cores da Terra, em Ibirataia, para trabalhar com a arte da cerâmica e do ferro. Em 2014, o local foi reestruturado para receber visitantes do Brasil e do exterior.