quinta-feira, 21 de outubro de 2021
Turismo

BENISSA: A JÓIA MAIS ANTIGA DA COSTA BLANCA, ESPANHA, p TASSO FILHO

Conheça Benissa, uma das cidades mais chiques da Costa Blanca
Tasso Filho , Valencia ES | 02/08/2021 às 15:17
Benissa
Foto: TFF

  A Costa Blanca espanhola, na comunidade Valencia, continua fervendo. Mesmo com a pandemia do coronavírus, os turistas europeus continuam lotando as praias e aproveitando as altas temperaturas da temporada de verão. Um dos destinos mais chiques e procurados da província de Alicante é Benissa.

Benissa é uma das cidades mais antigas de toda a Costa Blanca, lá foram descobertas importantes pinturas rupestres pré-históricas e indícios romanos, como moedas e ânforas. A cidade  possui 10.768 habitantes, número que aumenta bastante no verão, e fica a 1 hora e 30 minutos de carro de Valencia, entre Calp e Moraia. O centro e a maior parte da cidade fica localizada a 275m acima do mar e um pouco longe do litoral, numa região de montanhas e vinhedos. Casas no estilo aldeia, com portas diretamente para a rua, pátios internos e interior  espaçoso. Antigos finques (uma fazenda ou propriedade rural) situam-se em grandes terrenos entre vinhas com vista panorâmica para o mar.

A maravilhosa costa de 4km da cidade fica à 10km do centro e possui diversas Calas e Praias. A estrada do centro até o litoral é estreita e cheia de curvas com zig-zags, pela encosta da montanha, rodeada de casas e mansões de altíssimo padrão, uma coisa de cinema. Diversos hotéis e restaurantes compõem a paisagem. 

A principal, mais movimentada  e concorrida praia de Benissa é a Playa de La Fustera. Uma pequena praia de areia branca e águas azuis cristalinas com fundo de pedra, rodeada de casões e com o horizonte voltado para a cidade de Calp e o Peñón de Ifach, uma vista simplesmente espetacular. O local é muito bem estruturado, com diversos serviços, e conta com bares e restaurantes. A dica é chegar cedo pois a praia fica lotada e existe controle de entrada, ao atingir um certo número de pessoas, o acesso à praia é fechado. 

Outro grande atrativo turístico local é o Paseo Ecológico. Uma trilha pelo litoral que liga todas as praias e calas de Benissa. A trilha é muito bem sinalizada e bonita, com diversos banquinhos para descansar, muitas subidas e descidas pela encosta frente às casas de luxo. A cada 20 minutos, mais ou menos, fica uma praia ou cala. 

A segunda e mais badalada praia de Benissa é a Cala l’Advocat, na minha opinião, mais bonita do que a La Fustera e uma das mais belas de toda a Costa Blanca. A praia é sensacional, um verdadeiro paraíso. Fica numa enseada de pedra e tem águas cristalinas esmeralda, um excelente lugar para a prática do snorkel e para tirar fotos. O local também possui bares, restaurantes e hotéis. Assim como a La Fustera, existe controle de acesso à praia e a dica é chegar cedo para garantir um bom local. 

Visitar Benissa é uma excelente opção para quem busca passar um dia no paraíso. A Excursiones Valencia está fazendo excursões de um dia para Benissa e outros destinos da Costa Blanca por apenas 15€/pessoa.