Turismo

SALVADOR SEGUE FECHADA AO TURISMO POR MAIS UMA SEMANA DIANTE COVID

Prefeito Bruno Reis pede cautela
Tasso Franco , da redação em Salvador | 28/06/2021 às 12:20
Salvador com praias fechadas no 2 de Julho
Foto:
   O prefeito de Salvador, Bruno Reis (DEM), anunciou o fechamento de praias durante o feriado da Independência do Brasil na Bahia, celebrado em 2 de julho. A declaração foi dada durante coletiva de imprensa para lançamento do programa Ouvindo Nosso Bairro, nesta segunda-feira (28).

O gestor avalia que um dos indicadores da melhora do cenário é a taxa de ocupação dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva para pacientes adultos nas redes pública e privada. Os hospitais públicos têm ocupação de 70% nos leitos adultos e pediátricos, enquanto a rede privada tem ocupação entre 62% e 70%. A capital amanheceu com 10 pessoas à espera de leitos clínicos e de UTI para Covid, sendo apenas uma para UTI adulto. Além disso, mais de 53% do público-alvo já recebeu a primeira dose da vacina contra a doença. No entanto, de acordo com o prefeito, ainda é preciso fazer um "esforço final".

"Diante desse cenário e com a preocupação que ainda há do último feriado, bem como com o 2 de julho, mesmo com os números em queda, entendemos que precisamos fazer o esforço final ainda essa semana. Os decretos em vigor serão renovados e as praias serão fechadas", disse.

O prefeito anunciou alguns avanços na vacinação após a chegada do imunizante da Janssen, de dose única. De acordo com ele, a população de rua da capital será beneficiada com a vacina, além de todos os moradores das ilhas de Maré, dos Frades e de Bom Jesus dos Passos com idade acima de 18 anos. "Já havíamos vacinado boa parte da população das ilhas, falta algo em torno de 3 mil pessoas acima de 18 anos. Isso ocorrerá quinta-feira. Serão as primeiras localidades de Salvador a ter 100% do público alvo vacinado", afirmou.

Bruno Reis ainda revelou que após a vacinação em massa dos moradores das ilhas, a gestão municipal estuda realizar um monitoramento, em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), e não descarta fazer um evento-teste para grandes públicos nessas localidades. Questionado sobre o assunto, o prefeito culpou a imprensa pela repercussão negativa. "A imprensa não entendeu bem o que eu disse. Eu disse claramente que, no que dependesse do prefeito, faríamos Réveillon e Carnaval no ano que vem. Que se chegássemos ao dia 15 de julho sem aumento de casos, a prefeitura realizaria um evento-teste em julho. E está mantida essa possibilidade", afirmou.

O prefeito também afirma que a gestão municipal "não consegue uma explicação" para o alto índice de casos de Covid-19 nos bairros da Pituba, Pernambués, Brotas e Itapuã, desde o início da pandemia. Ainda de acordo com Bruno Reis, as celebrações do 2 de Julho, data magna da Bahia, serão adaptadas para homenagear a esperança, em uma mensagem positiva para o enfrentamento da pandemia em Salvador.