Turismo

JOÃO ROMA PARTICIPA DA ENTREGA DA IGREJA MATRIZ EM ITAPARICA

João Roma participa de entrega de restauração da Igreja Matriz do Santíssimo Sacramento em Itaparica
João Roma , Salvador | 28/06/2021 às 16:36
João Roma participa de entrega da Igreja Matriz em Itaparica
Foto: divulgação
O ministro da Cidadania, João Roma, participou nesta segunda-feira (28) da entrega da restauração da Igreja Matriz do Santíssimo Sacramento, em Itaparica. Ele ainda visitou a Igreja de São Lourenço, padroeiro dos navegantes, também requalificada recentemente com recursos federais. No total, as obras em ambas as igrejas tiveram investimento de R$ 9,4 milhões do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Roma participou da entrega ao lado do ministro do Turismo, Gilson Machado, do secretário Especial da Cultura, Mário Frias, e da presidente do Iphan, Larissa Peixoto. Elevada à condição de Matriz em 1815, a Igreja do Santíssimo Sacramento tem sua construção atribuída ao Padre Manoel Cerqueira Torres, ao final do século XVIII, com entrega à comunidade religiosa em 1794, segundo informações do Ministério do Turismo.

João Roma lembrou que, por muito tempo, o eixo logístico da Bahia passava pela Ilha de Itaparica devido à navegação. Com o advento do transporte rodoviário, outras regiões passaram a se desenvolver também. O ministro ainda destacou que a restauração da igreja é importante para retomar o turismo na região, especialmente o turismo religioso, permitindo assim que a economia local circule, gerando emprego e renda para a população.

Ao reforçar a importância do patrimônio material e imaterial do país, ele recordou que, no próximo ano, o Brasil vai celebrar os 200 anos da declaração da Independência. “Independência essa que foi consolidada aqui na Bahia no 2 de Julho. Digo que foi consolidada porque as pessoas se referem à Independência da Bahia, mas não, foi a Independência do Brasil. Foi o nosso povo que bravamente que conquistou a consolidação da Independência”, frisou.

A Igreja de São Lourenço teria sido construída em 1610, com alvenaria mista de pedra e tijolo. Segundo informações do Iphan, sua fachada se caracteriza pela presença de uma única e volumosa torre com terminação em pirâmide.

“São Lourenço é o padroeiro dos navegadores. E aqui em Itaparica foi levantada essa igreja, uma tradição espanhola a devoção a São Lourenço. Com aportes do governo federal, esse restauro está sendo devolvido à população, com a igreja abrindo suas portas e podendo receber a todos para não só exercitarem a sua fé, mas também para admirar este patrimônio material e imaterial do povo brasileiro”, ressaltou Roma.

Por fim, Roma salientou a importância de instituições brasileiras. “Durante um período muito grande, nas últimas décadas, o estado brasileiro procurou talvez se afastar de algumas instituições que são pilares da nossa sociedade, que fazem parte desta conquista da independência. Instituições como as forças armadas, instituições religiosas, a exemplo da igreja. Quando buscamos a nossa independência também estávamos lá movidos pela fé. E a fé foi decisiva na conquista”, pontuou.