Turismo

PRIMEIRA EDIÇÃO DA BATALHA GASTRONÔMICA ACONTECE NESTA SEXTA-FEIRA(28)

O evento vai até o domingo (30) e tem o objetivo de promover um intercâmbio entre os empreendedores do setor e os artistas locais
Secom Salvador , Salvador | 28/05/2021 às 18:55
Batalha Gastronomica Tempero do Suburbio
Foto: divulgação
A primeira edição do Batalha Gastronômica – Tempero do Subúrbio acontece nesta sexta-feira (28), às 19h, com uma transmissão on-line pelo canal do evento no YouTube. Com realização totalmente virtual, o evento vai até o domingo (30) e tem o objetivo de promover um intercâmbio entre os empreendedores do setor e os artistas locais, revelando um roteiro gastronômico-cultural no território.

  Com apresentação da jornalista e produtora Val Benvindo, a programação engloba pocket show da drag queen Koanza Auandê, interpretada pelo ator Sulivã Bispo; aula show com a chef Lili Almeida; apresentações artísticas; caravana gastronômica virtual; exposição de artes visuais e premiação do cardápio mais votado.

  Além da própria chef Lili Almeida, dona do restaurante Casa Dona Lili e participante do reality “Mestre do Sabor” na Rede Globo, em 2019, também participam como jurados o ator, afrochefe e idealizador do projeto Culinária Musical, Jorge Washington, e o crítico gastronômico e professor de história da gastronomia, Elmo Alves.

  O coordenador da Batalha Gastronômica, George Bispo, destaca o Subúrbio Ferroviário de Salvador como um celeiro artístico e gastronômico, que tem revelado talentos e vem atraindo público das mais diversas regiões da cidade para apreciar a rica culinária local. “O projeto pretende trazer visibilidade para o ramo gastronômico como um elemento importante da cultura e como setor incentivador do turismo comunitário".

  A atividade é um projeto da Abelha Rainha Produções em parceria com o Ifé - Centro  e Pesquisa e Ativismo Negro, e é mais um projeto contemplado pelo Prêmio Anselmo Serrat de Linguagens Artísticas, da Fundação Gregório de Mattos (FGM), por meio da Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc.

"A premiação da FGM foi imprescindível para que o projeto acontecesse. Nesse momento de pandemia, o setor cultural estava agonizando e o edital nos deu um up, uma esperança, refrescou a cultura na cidade, não só em relação à batalha, mas em outras produções que foram contempladas. Esperamos que o incentivo continue para que novos projetos sejam realizados dentro desse novo normal", avaliou Bispo.

Programação – Nesta sexta-feira (28), às 19h, será realizada uma apresentação musical com Marquinhos do Cavaco e, em seguida, é a vez da caravana virtual com os empreendimentos Point da Dini, Tempero de Família e Sabor Nordestino. No sábado (29), a partir das 19h, a apresentação musical fica por conta do cantor Mavox, em seguida será realizada a caravana virtual com o Restaurante Encontro com o Mar e Dendê da Preta. Já no domingo (30), o evento inicia às 10h30, com uma feira gastronômica virtual, pocket show, aula show e anúncio do vencedor.