Turismo

CAETITÉ QUER INVESTIR EM POTENCIALIDADES PARA ENTRAR NO MAPA TURÍSTICO

O patrimônio arquitetônico local inclui o prédio do Observatório e a Igreja Nossa Senhora de Santana
Ascom Setur , Salvador | 16/05/2021 às 19:43
Praça da matriz
Foto: divulgação
Em reunião com o secretário Fausto Franco, na tarde desta sexta-feira (14), na Secretaria do Turismo do Estado (Setur), o prefeito de Caetité, Valtécio Aguiar, apresentou as potencialidades do município do sudoeste baiano com vistas a habilitar-se para o mapa do Ministério do Turismo (MTur).

  Com potenciais para investir principalmente nas vertentes do turismo religioso e cultural, Caetité é famosa por ser a terra de personalidades como o educador Anísio Teixeira, cujo memorial, construído na casa em que habitou, na Praça da Catedral, atrai muitos visitantes à cidade. Também nasceram na região o cantor Waldick Soriano e políticos como Haroldo Lima, César Zama, Prisco Viana, Paulo Souto e Paulo Jackson, entre outros.

  Na vertente do turismo religioso, destaca-se a festa da padroeira de Caetité, Nossa Senhora de Santana, comemorada no dia 26 de julho. Barracas são montadas na praça da matriz e turistas são atraídos tanto pelos aspectos festivos como religiosos, com procissões, missas e manifestações populares. Festas cívicas como o Dois de Julho também têm forte apelo popular.

  No município é realizada ainda, no mês de janeiro, a Lavagem da Esquina do Padre, espécie de Carnaval fora de época que movimenta bastante a região. O patrimônio arquitetônico local inclui o prédio do Observatório e a Igreja Nossa Senhora de Santana.

  “É necessário fazer um inventário da capacidade hoteleira e preencher uma série de requisitos para reunir os documentos e enviá-los ao Ministério do Turismo, que a cada dois anos realiza um recadastramento”, orientou o secretário Fausto Franco.

  “Queremos colocar Caetité no lugar que ela merece, investindo em seu potencial turístico e nos nomes de suas personalidades, como Anísio Teixeira e Waldick Soriano”, afirmou o prefeito Valtécio Aguiar.

  Também participaram da reunião a deputada estadual Ivana Bastos e o assessor jurídico do prefeito, Leo Humberto, além da diretora Ana Guanaes, da assessora técnica Aidê Suzart e do assessor e historiador Rafael Dantas, da Setur.