Turismo

GABINETE PORTUGUÊS DE LEITURA COMEMORA ANIVERSÁRIO COM TOUR VIRTUAL

O edifício neo-manuelino possui uma beleza arquitetônica que resgata grande parte da tradição lusitana na era dos descobrimentos
Assessoria GPL , Salvador | 16/03/2021 às 14:52
Gabinete Português de Leitura
Foto: Divulgação

Baianos e visitantes terão oportunidade de conhecer, através de uma visita virtual no formato 360º (http://www.bahiaview360.com.br/gplsalvador/), uma das instituições culturais mais importantes do Estado - o Gabinete Português de Leitura. Fundado em 2 de março de 1863, e com sede localizada na Praça da Piedade, o edifício neo-manuelino possui uma beleza arquitetônica que resgata grande parte da tradição lusitana na era dos descobrimentos.

 

Durante o passeio, o público vai ter a oportunidade de contemplar, além da fachada monumental, instalações como a Biblioteca Infante D. Henrique, composta por obras de diversas áreas do conhecimento, principalmente sobre História, Geografia e Literatura de Portugal e países de língua portuguesa, o Auditório Professor Agostinho da Silva, Salão Nobre (com rico acervo de pinturas), um Vitral (Peça manufaturada em 1921, em Paris, doado por um anônimo, na qual se reproduz o quadro do pintor Victor Meirelles, que retrata a celebração da primeira missa no Brasil, em Santa Cruz de Cabrália, no ano de 1500), e o Salão de Exposições (que acolhe a mostra “Réplica de barcos que acessaram a Baía de Todos-os-Santos”, construídos à mão pelo engenheiro naval José Nunes da Silva.

 

A programação do projeto ainda apresenta cursos de Gramática e Redação, Língua Iorubá e Metodologia da Pesquisa, restauração e higienização de obras raras, além de lançamentos de livros, encontros virtuais com escritores e pesquisadores brasileiros e portugueses, e exposições ligadas às relações culturais luso-brasileiras. A programação completa pode ser acessada no site www.gplsalvador.org  e nas redes sociais do GPL.

 

O projeto recebe apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura (Programa Aldir Blanc Bahia) via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal.

 

 

 

#secultba

#leialdirblancba

#gabineteportuguesdeleitura

#vivabahia2020