sexta-feira, 03 de dezembro de 2021
Turismo

CARNAVAL DE MARAGOJIPE SE REINVENTA COM PROGRAMAÇÃO VIRTUAL

Com apresentações musicais, oficina de máscaras venezianas e o tradicional concurso de mascarados, a programação online segue até 10 de março
Comunicando Ideias , Salvador | 09/02/2021 às 11:14
Carnaval de Maragojipe se reinventa com programação virtual
Foto: Francisco Gomes da Silva

Em 2021 o Carnaval de Maragojipe será virtual. As tradições também se reinventam nesse momento tão desafiador da Pandemia da Covid-19. Uma intensa programação que tem início nesta sexta, dia 12 de fevereiro, às 18h, e segue até março, vai encher de alegria a casa dos foliões saudosos. Seminários, concurso do Rei Momo e da Rainha, concursos de máscaras e fantasias, lives musicais com as orquestras e filarmônicas e oficinas poderão ser acompanhados pelo youtube e redes sociais @carnavalmaragojipe. Saiba mais em www.carnavalmaragogipe.com.br

 

Mesmo à distância, o público poderá se encantar com as máscaras, as fantasias, as músicas, as danças e todo o universo simbólico do Carnaval de Maragojipe, realizado por meio do esforço coletivo dos órgãos públicos locais e dos grupos culturais para viabilizar a programação, respeitando todas as medidas de segurança necessárias à proteção da população local e de todos os que estarão diretamente envolvidos na produção das atividades.

 

“O Carnaval de Maragojipe tem cerca de 180 anos de tradição. É uma expressão cultural criada e mantida pelo povo, de grande relevância para a cultura do Recôncavo e da Bahia, sendo reconhecido desde 2009 como Patrimônio Cultural dos baianos pelo Instituto do Patrimônio Artístico-Cultural – IPAC”, destaca o presidente do Grupo Cultural Samba de Roda de Maragogó Paulo César Fernandes.

 

Sustentabilidade


Além de toda a alegria proporcionada pela festa online, o projeto é também um importante suporte à sustentabilidade dos grupos locais. As máscaras criadas nas oficinas e o vídeo documentário que será produzido ao longo do projeto serão comercializados, gerando recursos para a manutenção das atividades desses grupos culturais.

 

A programação é realizada pelo Grupo Cultural Samba de Roda de Maragogó, viabilizada por meio do Projeto A Essência viva dos antigos carnavais e conta com apoio financeiro do Estado da Bahia, por meio da Secretaria de Cultura e do Instituto do Patrimônio Artístico Cultural –IPAC (Programa Aldir Blanc Bahia) via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal.

 

Confira a programação completa:

 

MARAGOJIPE CARNAVAL 2021 - A ESSÊNCIA VIVA DOS ANTIGOS CARNAVAIS

 

- Programação detalhada - fevereiro e março 2021 –

*
AS ATIVIDADES SERÃO TRANSMITIDAS AO VIVO ATÉ O DIA 16/02. A PARTIR DE 18/02, O MATERIAL SERÁ GRAVADO E DISPONIBILIZADO EM SEGUIDA

ACOMPANHE > www.carnavalmaragogipe.com.br

 

FEVEREIRO

Dia

Hora

Atividade

 

12/02 (sexta-feira)

18h

ABERTURA: Palestra “A ESSÊNCIA VIVA DOS ANTIGOS CARNAVAIS”, por Francisco Gomes da Silva Filho (Secretário de Cultura de Maragojipe)

18h30

Grito de Carnaval / Apresentação das Orquestras Filarmônica Terpsicore Popular e Filarmônica 2 de Julho

19h30

Concurso de Rei Momo e de Rainha do Carnaval Virtual

20h30

Concurso de Marchinhas

22h

Bloco das Almas

 

13/02 (sábado)

19h

Live com a Charanga de Bilinho e o Grupo dos  Mascarados

20h30

Baile Carnavalesco Ronaldo Luiz e Osquestra Orquestra apresentação do Grupo dos Mascarados Somos Nós, Grupo dos Mascarados Pescadores Chineses, Grupo Grupo dos Mascarados de Maragojipe, Grupo dos Mascarados Maralegria e Grupo dos Mascarados Careta dos Meus Sonhos

 

14 /02 (domingo)

16h

Orquestra de Badaró, Concurso de Máscaras e Fantasias – Categoria Infantil

 

15/02 (segunda)

16h

Orquestra de Badaró, Concurso de Máscaras e fantasias / Baile Carnavalesca Ronaldo Luiz e Orquestra

 

16/02 (terça)

16h

Resultado do Concurso de Máscaras e Fantasias

 

18/02 a 24/02 (quinta-feira a quarta-feira seguinte)

A confirmar

Oficina Máscaras Venezianas por Rita de Cássia da Conceição Bispo

 

25/02 a 28/02 (quinta-feira a domingo)

A confirmar

Oficina Máscaras Ibéricas e Tradicionais por Rita de Cássia da Conceição Bispo e Bartolomeu Conceição dos Anjos

MARÇO

Dia

Hora

Atividade

 

01/03 a 08/03 (segunda a segunda)

A confirmar

Oficina de Máscaras Tradicionais com Rita de Cássia da Conceição Bispo

 

10/03 (quarta-feira)

A confirmar

Seminário online Carnaval de Maragojipe, transmissão de saberes, educação patrimonial e salvaguarda com Prof. Benedito Jorge (Pedagogo pela UEFS)

A confirmar

Lançamento do vídeo documentário sobre a história, a tradição e a importância do Carnaval de Maragojipe

 

ENCERRAMENTO