Turismo

TEMPESTADE FILOMENA DEIXA A ESPANHA EM ALERTA VERMELHO, p TASSO FILHO

As comunidades de Madrid, Guadalajara, Cuenca, Albacete, Toledo e Valencia são as mais afetadas pelo temporal
Tasso Filho , Valencia, ES | 08/01/2021 às 18:08
Cidade de León
Foto: J. Cesares


A primeira tempestade do inverno europeu chegou com força na Espanha nesta sexta-feira(8)  deixando regiões completamente debaixo de neve, gelo e baixíssimas temperaturas. Apelidada de Filomena, a intensa tempestade fez com que as comunidades de Madrid, Guadalajara, Cuenca, Albacete, Toledo e Valencia entrassem em alerta vermelho de hoje até domingo(10). A previsão é que se acumulem 20cm de neve em algumas regiões e até 30cm em outras.

Cerca de 155 estradas foram afetadas pela neve em todo o país e o corpo de bombeiros vem realizando o trabalho de  limpeza e retirada do gelo nas vias. O governo espanhol cancelou aulas nas regiões mais afetadas e pediu para a população ficar em casa. As linhas de trem que ligam Madrid-Valencia e Valencia-Zaragoza foram fechadas por motivos de segurança.

A Comunidade Valenciana é uma das mais atingidas pela tempestade e a cidade de Valencia registrou a temperatura mais baixa dos últimos 10 anos, -1°. Todo o interior da região, montanhas e cidades com altitude acima de 300m estão cobertos de neve; e há locais que já tem mais de 24h nevando sem parar. 

A capital Madrid teve um dia bem frio e passou por uma nevasca durante boa parte desta sexta-feira. Os termômetros indicam que na terça-feira(12) a temperatura pode chegar a -11° na cidade.