Turismo

VIRADA DO ANO EM SALVADOR TERÁ FOGOS DE ARTIFÍCIOS PARA CURTIR ON-LINE

O Virada Salvador acontecerá das 22h do dia 31/12 às 2h do dia 1°/1 com Ivete Sangalo e Gustavo Lima
Tasso Franco , da redação em Salvador | 23/11/2020 às 15:32
Prefeito ACM Neto anuncia o reveillon de Salvador
Foto: Max Haack

Mesmo com a pandemia da Covid-19, a primeira capital do Brasil terá um espetáculo de virada do ano com muita luz, fogos, música e beleza para que todos possam curtir ao mesmo tempo, mas com segurança na própria casa, acompanhando tudo de forma on-line. Os detalhes do Virada Salvador 2021 foram apresentados pelo prefeito ACM Neto nesta segunda-feira (23), ao lado do vice-prefeito Bruno Reis e dos titulares da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult), Pablo Barrozo; e da Empresa Salvador Turismo (Saltur), Isaac Edington.

“Em função da pandemia, esta será uma virada completamente diferente. Não vai ter aquela festa que estamos acostumados a fazer, com milhares de pessoas na rua. O evento vai ser totalmente on-line, transmitido para o Brasil todo por emissoras de TV e por todas as plataformas digitais da Prefeitura. Tudo isso vai permitir que Salvador continue viva no coração das pessoas, que a gente continue mostrando que a virada de ano é um momento muito especial de recomeço e de construção de um 2021 bem melhor que 2020”, declarou ACM Neto.

Além de um grande banco brasileiro, que será divulgado em breve, o Virada Salvador 2021 tem o patrocínio da Ambev, através da marca Bohemia Puro Malte, e da Coelba. “Acreditamos na grandiosidade desse evento em uma organização ímpar da Prefeitura de Salvador, um evento que já é sucesso e que a Coelba não poderia estar fora, diante desse momento que é preciso ser respeitado”, disse a superintendente de Relacionamento com Clientes da Coelba, Cynira Malveira.

“Sabemos que o momento é difícil e desafiador e a Prefeitura achou um modelo vencedor e criativo pra que a festa continuasse viva dentro do coração das pessoas. Estaremos juntos pra brindar e podem contar conosco para caminharmos juntos nos próximos passos das festas da cidade”, declarou o gerente regional de Marketing da Ambev, Felipe Balota.

Também estiveram presentes na ocasião Bruno Tavares, superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), órgão responsável pelo Forte São Marcelo; e o diretor Norte/Nordeste da Socicam, Gilberto Menezes, empresa que administra o Terminal Náutico. Ambas entidades apoiam o Virada Salvador 2021.

Dinâmica – Com o tema Tudo On 2021, a ideia, de acordo com o prefeito, é transmitir uma mensagem de renovação das esperanças, de virada de página e de construção de um novo momento no próximo ano. Para seguir à atual recomendação de isolamento social para prevenção ao novo coronavírus, o formato é totalmente diferente: em vez dos cinco dias de programação e público na Arena Daniela Mercury, na Boca do Rio, o show acontecerá apenas no dia 31 de dezembro e transmitido pelos canais digitais da Prefeitura e pelas TVs Globo, Band e Multishow, a partir de um dos mais belos cartões-postais da cidade: o Forte São Marcelo, em meio à Baía de Todos-os-Santos.

O Virada Salvador acontecerá das 22h do dia 31/12 às 2h do dia 1°/1. No comando dos shows, os dois dos principais artistas do país no momento: a cantora baiana Ivete Sangalo, figura carimbada na contagem regressiva para o novo ano, e o cantor mineiro Gusttavo Lima, uma dos campeões de público nos shows e lives no segmento sertanejo. Como pano de fundo da festa, a imagem da cidade a partir dos requalificados Elevador Lacerda, Mercado Modelo, Arcos da Montanha e as Muralhas do Frontispício.

Um protocolo específico está sendo elaborado com os técnicos da área da saúde municipal para garantir a segurança de todos os envolvidos na produção do evento, desde a montagem até o momento final de transmissão e desmontagem, seguindo todas as recomendações sanitárias. “A Prefeitura se preocupou com cada detalhe de segurança. Somente os artistas e equipes é que vão ter acesso ao Forte São Marcelo em respeito à vida, à saúde pública e ao sacrifício que foi feito ao longo de 2020. Será uma virada marcante e que vai projetar ainda mais Salvador para o Brasil e para o mundo”, completou ACM Neto.

Show pirotécnico – O evento também terá o tradicional show pirotécnico, a ser realizado no quebra-mar próximo ao Forte São Marcelo e que poderá ser acompanhado durante a transmissão do show. Outros pontos da cidade também terão queima de fogos, em um bonito espetáculo, para fazer com que a chegada do novo ano seja ainda mais de esperança em um futuro melhor. Para evitar aglomerações, estes locais serão mantidos em segredo.

Imprensa – Para a cobertura do evento, será montado um espaço para os profissionais de imprensa, no Terminal Marítimo do Comércio, com toda a infraestrutura, monitores de imagem e som ao vivo dos shows. A área também seguirá protocolos sanitários e de distanciamento.

Serão disponibilizados, também, conteúdos como imagens fotográficas e audiovisuais para que possam ser acessados virtualmente pelos profissionais dos veículos de comunicação cadastrados previamente. “Dessa forma, garantimos aos profissionais de imprensa mais essa opção, acessibilidade total aos conteúdos, onde poderão acompanhar tudo o que acontece nesse momento tão especial de nossa cidade”, ressaltou o presidente da Saltur, Isaac Edington.

Aglomerações – O prefeito também informou que, durante a virada de ano, a Prefeitura fará fiscalizações para ordenamento do tráfego e fluxo de pessoas pela cidade, principalmente nas praias. “No entanto, fica aqui o apelo para que a população tenha bom-senso e que evitem as aglomerações neste período, principalmente porque a pandemia ainda não acabou”, finalizou.