Turismo

LOUVOR: NOME DO RIO SÃO FRANCISCO NASCEU EM 4 DE OUTUBRO DE 1501

Salve São Francisco de Assis
Tasso Franco , da redação em Salvador | 04/10/2020 às 11:22
Rio São Francisco homenagem ao santo italiano
Foto: DIV
   Neste domingo, comemora-se o dia de São Francisco de Assis. A data tem uma relação muito forte com a Bahia, pois, foi a 4 de outubro de 1501, durante a expedição exploratória da costa brasileira por Gaspar de Lemos que os navegadores portugueses deram ao rio que desemboca no Atlântico o nome de Rio São Francisco.

   Em Salvador, no centro histórico há um templo religioso mosteiro e convento de São Francisco onde aconteceu missa pela manhã e devoções de fieis a este santo. Há, neste templo, uma imagem belissima de São Francisco. Essa área da cidade é também chamada de Cruzeiro de São Francisco.

Quem é São Francisco de Assis

Ele nasceu em 1181 na cidade de Assis, na Itália. A família era rica. Mas Francisco fez voto de pobreza. E sempre compartilhou seus ganhos do comércio com os mais pobres. Fundou a Ordem dos Irmãos Mendigos de Assis, que se multiplicou no alto dos montes e no interior das cavernas. Não queria qualquer propriedade ou ganho. Queria sempre servir e ajudar. São Francisco de Assis faleceu no dia 3 de outubro de 1226. 

Foi canonizado pelo papa Gregório IX. Na Itália, a igreja de São Francisco de Assis, na cidade de Assis, foi inaugurada em 1256. No local há um museu em homenagem ao santo. Uma curiosidade é que São Francisco foi quem inspirou Jorge Bergoglio, o Papa Francisco, a escolher seu nome papal. Desapego e simplicidade são características fundamentais.