Turismo

COPACABANA DA ESPANHA, CULLERA É TOP NA COSTA DO SOL, p TASSO FILHO

Visitar a Cullera no verão é uma tradição para os valencianos e um passeio ótimo para todas as idades. Vale a pena conferir.
Tasso Filho , Valencia ES | 25/08/2020 às 10:32
Um local especial na Costa do Sol, na Espanha, Cullera
Foto: TFF

Considerado o mês mais quente do ano na Espanha, agosto é um período atípico em todo o país. Com as altas temperaturas e as férias escolares, a capital Valencia fica praticamente vazia nessa época do ano. Várias lojas, bares e restaurantes fecham durante este mês em que os valencianos viajam para os locais de veraneio. E um dos pontos turísticos mais visitados da chamada “Costa del Sol” é a  Cullera.

A Cullera é uma cidade pertencente a região metropolitana de Valencia, fica a 30 km da capital, que é o refúgio de muitas pessoas nessa época do ano. Uma cidade de pouco mais de 26 mil habitantes completamente estruturada com hotéis, restaurantes, bares, boates, grandes condomínios de prédios e casas (o que não é comum na Europa) e uma orla que lembra Copacabana, o Leblon ou Ipanema. 

De fato, a cidade é completamente rodeada por montanhas como a do Rio de Janeiro. Ao chegar em Cullera a primeira coisa que chama atenção é um grande letreiro na chamada “Montanha de los Zorros”, ao estilo Hollywood, escrito bem grande “Cullera”. A cidade é banhada pelo Rio Júcar, que forma um canal que percorre parte da cidade e vai até o mar. Vários clubes de pesca e de esportes aquáticos ficam ao redor do canal, assim como diversos estaleiros. 

O jeito mais fácil e rápido de se chegar na Cullera é através da linha C1 de trem da RENFE CERCANIAS. São mais de 50 trens que saem todos os dias da Estação Valencia Nord, na Plaza de Toros, em direção a Gandia (a Cullera fica antes da Gandia) e custam apenas 4,35 euros cada passagem. O trem passa por 7 cidades, sendo Cullera a 8° parada; e são apenas 34min de viagem.

Chegando em Cullera existe um ponto de ônibus na frente da estação de trem com duas opções para a orla, Playa de Cullera e Playa del Faro. A orla da cidade é muito grande, então a dica é antes de chegar, ver bem a localização do hotel para saber qual ônibus pegar. Um vai para a parte sul da orla e outro para a norte.

A orla de Cullera é grande e vai desde a Playa de Santo Antoni (no sul) até a Playa del Faro (no norte). Essas duas praias são ligadas por uma orla imensa formada numa baía, ao estilo carioca, com grandes faixas de areia, grandes condomínios, prédios altos, hotéis, bares e restaurantes; porém são apenas 3 quadras. Imagine a orla de Copacabana apenas com a orla e duas quadras para dentro, pronto, é a Cullera. Não tão glamurosa como a cidade maravilhosa porém diferente, menor e charmosa ao seu estilo. 

A praia mais badalada da cidade é a de Santo Antoni. A praia fica na parte sul da cidade e lota todos os dias. Turistas e moradores que sabem aproveitar o sol do verão europeu e vão com seus sombreiros, cadeirinhas e coolers para ficar na praia até o pôr do sol. Em toda a extensão da praia existem barracas, na areia, que vendem bebidas e comidas além de alugar cadeiras e guarda-sóis. Toda a praia também conta com acessibilidade a cadeirantes e até a possibilidade de colocá-los dentro da água, um diferencial importantíssimo e muito legal. Por conta do coronavírus a praia está sendo fechada às 22:30 e só é reaberta às 8h da manhã após a limpeza. 

       Após o por do so (por voltas das 22h) os restaurantes da orla lotam e uma boa opção é o restaurante Poseidon. Com cardápio tradicional, o restaurante oferece desde de paelhas à carnes na chapa. Tudo muito bem servido, muito gostoso e rápido. Atendimento eficiente.

Um ponto interessante é que a arquitetura dos prédios da orla interage com a montanha atrás e é uma das coisas mais fascinantes da cidade, parece que tudo foi completamente pensado e planejado para ser desse jeito. 

A cidade também possui um castelo e uma igreja no alto da montanha, o Castillo de Cullera e o Santuário de la Virgen del Castillo. Do outro lado da baía, existe um farol, o Faro, não tão grande como o Farol da Barra de Salvador, mas que antigamente tinha o mesmo propósito para a região. 

Entre os inúmeros hotéis que existem em Cullera, uma boa opção é o Hotel Sicania. Hotelzinho bacana, barato(137 euros/noite), de frente para o mar, com piscina, restaurante e uma praia particular onde você pode alugar cadeiras e guarda-sóis direto na recepção a um preço mais em conta dos que os oferecidos normalmente. O hotel fica na parte norte da cidade, perto da Playa del Faro, uma parte mais tranquila e menos cheia da orla.