Turismo

ITACARÉ MANTÉM CAVALAGADA NO DOMINGO COM APENAS 20 CAVALEIROS

Prefeitura diz que vai distribuir máscaras
Tasso Franco , da redação em Salvador | 23/07/2020 às 13:08
Cavalgada do ano passado
Foto:
A Paróquia de São Miguel Arcanjo, em parceria com a Prefeitura de Itacaré, estará realizando no próximo domingo, dia 26, a V Cavalgada em Louvor ao Bom Jesus de Taboquinhas, que esse ano terá uma programação especial em razão da pandemia do Covid- 19. De acordo com o padre Ubirajara Ramos, diante pandemia do novo coronavírus, a edição vem com uma programação voltada para a conscientização do público para que fique em casa, use mascaras e mantenham o distanciamento social, além de poromover a solidariedade com os que estão passando por dificuldades neste momento tão difícil para todos.

De acordo com a programação, as atividades começam às 10 horas da manhã com a missa solene, seguindo com a benção dos cavaleiros e amazonas. Logo depois acontecerá a caminhada com cerca de 20 cavaleiros e amazonas pelas ruas do centro de Taboquinhas, com todos utilizando máscara e mantendo o distanciamento entre eles. Também terá um carro de som com a imagem de Bom Jesus vestido num jaleco branco simbolizando os profissionais da saúde que estão na linha de frente contra o Covid–19. Neste percurso haverá distribuição de máscaras.

Um dos momentos marcantes da Cavalgada será o tradicional Momento Mariano, que esse ano terá o áudio de um locutor para ser ouvido pelos moradores que estão em casa. E às 16 horas será a vez da “Live Solidária” com cantores da cidade e a Banda Amassa. O objetivo é arrecadar doações que serão destinados para famílias ou instituições carentes de nosso município, ajudar um jovem do Ensino Médio para realizar uma cirurgia e ainda aquisição de materiais para a Igreja do Bom Jesus de Taboquinhas.

HISTÓRIA - A Cavalgada do Bom Jesus de Taboquinhas é uma manifestação cultural, um evento beneficente, religioso e festivo que já faz parte do calendário de festas do município. A iniciativa da cavalgada foi da moradora de Taboquinhas Elzilásia Oliveira, popularmente conhecida como Dona Elzír, e tinha como objetivo inicial arrecadar fundos para ajudar na conclusão e ou acabamento da construção da Casa Paroquial da Igreja de Bom Jesus de Taboquinhas. 

E como manda a tradição, o evento é realizado todo ano, na 4ª semana do mês de julho. Além de abrir os festejos do novenário do padroeiro Bom Jesus de Taboquinhas, a Cavalgada visa ser também uma festividade cultural e tradicional do distrito, que conta com uma população rural amante da montaria. O projeto tem uma programação religiosa, homenagens e várias atrações musicais. E esse ano tem uma proposta de conscientizar a todos para que usem máscaras e fiquem em casa para evitar e combater o coronavírus.