Turismo

Sesc participa do evento promovido pela ISTO

Semana Internacional Virtual de Turismo para Todos, Solidário e Sustentável abre reflexão sobre papel do turismo na sociedade pós-pandemia
JULIANA LOPES DE BRITO , Salvador | 27/05/2020 às 11:37

Considerado um dos setores mais importantes para a economia brasileira, o turismo sofreu uma forte queda com a pandemia do novo coronavírus e tudo indica que levará mais tempo para se recuperar. A crise faz com que o setor reflita sobre sua representatividade e  pense uma nova visão para seus projetos. Qual será o papel do turismo nesta nova sociedade? Que possibilidades se abrem para o Turismo Social nos próximos anos?

 

A Organização Internacional de Turismo Social – ISTO abre essa reflexão, com a Semana Internacional Virtual de Turismo para Todos, Solidário e Sustentável. A programação vai reunir, em plataformas de videoconferência, especialistas que discutirão sobre um turismo praticado com responsabilidade social, voltado ao desenvolvimento pessoal do viajante e ao desenvolvimento dos destinos, respeitando sua história, a qualidade de vida, o meio ambiente e o comércio local, de forma sustentável, inclusiva e solidária.

 

Pioneiro em atividades de Turismo Social no Brasil, o Sesc, que é membro da ISTO, vai levar ao evento suas experiências. No dia 28/5, às 11h00 (horário de Brasília), a instituição será representada pelo especialista em Turismo Social do Departamento Nacional, Alberto d`Aurea, na mesa "O DNA da ISTO”, em que compartilhará as estratégias adotadas para manter relações justas com os fornecedores, fortalecendo a confiança mútua. No mesmo dia, às 15h, compõe o painel "O Turismo pós-COVID: visão das Américas", que reúne os representantes do Conselho de Administração da ISTO Américas para falar sobre as perspectivas para o futuro período pós-pandemia na região.

 

A instituição realizará, ainda durante a programação, o lançamento do livro "Roteiros Inovadores: programação de roteiros de Turismo Social", de Sergio Rodriguez. A publicação concebida pelo Sesc, tem como base um curso que foi ministrado pelo professor aos analistas de Turismo Social do Sesc em todo o país, e apresenta uma metodologia de construção de roteiros turísticos temáticos. O livro será lançado em formato digital, no dia 01/06 às 15h, com um bate-papo com o autor. O mexicano, Sergio Rodriguez Abitia é professor da Universidade Nacional do México e presidente do Conselho de Administração para as Américas da ISTO.

 

Os painéis, webinars e rodas de conversa serão abertos ao público. Os interessados deve se inscrever para acompanhar e participar do Encontro, com transmissão ao vivo em https://isto.international/virtual-week/.