Turismo

Inaugurado há uma semana, Parque dos Ventos tem movimento intenso

O acesso à população é gratuito
Secom Salvador , Salvador | 14/03/2020 às 17:31
Inaugurado há uma semana, Parque dos Ventos tem movimento intenso
Foto: Jefferson Peixoto/Secom

Instalado no terreno do antigo Aeroclube, bem ao lado do novo Centro de Convenções, o Parque dos Ventos, a mais nova área de lazer da cidade, tem atraído diariamente uma quantidade grande de visitantes. Entregue pela Prefeitura na última sexta-feira (6), o equipamento, administrado pela Secretaria Municipal de Sustentabilidade, Inovação e Resiliência (Secis), tem recebido um público diário não só de soteropolitanos, como também de turistas. 

Além de visitantes de outros estados, crianças e jovens de bairros próximos como Boca do Rio, Imbuí, Stiep e Jardim Armação têm marcado presença, diariamente, no parque. O acesso à população é gratuito, nos dias úteis, das 5h às 22h, e aos fins de semana e feriados, das 5h às 20h.

  De férias na capital baiana, o brasiliense e administrador Ítalo de Freitas, 27 anos, aproveitou a tarde ensolarada de sexta-feira para conhecer o Parque dos Ventos. Na opinião do turista, Salvador fez um investimento maravilhoso ao construir o espaço. “Não temos um parque tão bom como esse em Brasília. Poucas cidades do Brasil ofertam uma estrutura para lazer com essa aqui”, disse ele, enquanto acompanhava o filho Gustavo, de 4 anos, no parque infantil, que conta até com equipamentos para pessoas com deficiência.

  Mais adiante, nas tabelas de basquete, um grupo de amigos da comunidade da Baixa Fria, na Boca do Rio, aproveitava para bater uma bolinha. Para Luís Gidi, 24 anos, o Parque dos Ventos foi um verdadeiro presente para moradores de toda aquela região. “Passamos muito tempo com esse local abandonado, hoje recebemos uma praça maravilhosa. Estive aqui no final de semana e estava lotado, aliás assim tem sido todo dia e também durante à noite”, afirmou o jovem nascido e criado na comunidade.

  Com investimento de R$ 10 milhões, o espaço tem o objetivo de funcionar não só como uma área de lazer, mas como um centro esportivo voltado tanto para atletas profissionais quanto amadores que conta com pista de skate street, ciclovia de três quilômetros e mais área para a prática do parkour. O Parque dos Ventos possui ainda, na sua estrutura, quadra de vôlei, área para contemplação e piquenique, anfiteatro com capacidade para até 150 pessoas, além de passeio para a realização de caminhada e área de patins.