Turismo

MERCADO DA RIBEIRA EM LISBOA: A MAIOR MUVUCA DA CAPITAL PORTUGUESA

Um local muito bacana em Lisboa para curtir, comer bem e azarar
Tasso Franco , da redação em Salvador | 28/01/2020 às 10:32
Um local onde de comes & bebes e azaração
Foto: BJÁ
   O Mercado da Ribeira em Lisboa é uma atração à parte na capital portuguesa. Nasceu no século XVII na Ribeira Velha do Tejo (daí o nome) e passou por várias transformações do longo dos séculos. 

  Hoje, está divido em duas partes: um galpão que ainda abastece familias portuguesas, restaurantes, hotéis e bares com a venda de pescados, verduras, frutas, flores e outros produtos; e uma outra, a Time Out Market, concessão dada a revista Timne Out, em 2010, que reformou o local e onde funcionam 30 restaurantes e um salão com 750 lugares.
   
  Pense num lugar bacana para beber e comer, sem pressa, pesquisando, curtinho, encontrando um lugar vago para sentar-se e saborear, a preço módico, o melhor da culinária portuguesa, desde os famosos bacalhaus de todos os tipos ao "prego" (sanduiche tradicional de Portugal) de pescado. 
  
   É uma muvuca das melhores e vá com disposição, tempo livre, barriga vazia e amigos.

   Há de tudo para comer e beber em frutos do mar - o forte em Lisboa -, vinhos, cervejas, licores, ginjas, doces, pastéis de nata, travesseiros de Sintra, fios d'ovos, uma infinidade de produtos. 

   Os turistas praticamente só visitam um dos pavilhões, do Time Out Market, porque o outro é mais para a venda no varejo quem deseja comprar tomates, cenouras e frutas.
   
   Nos altos e baixos da história do mercado, nascido em 1600, e reinventado pelo marquês de Pombal pós terremoto de 1755, sofreu incêndio no século XX e estava em decadência no alvorescer do século XXI quando a revista Time Out ganha a concessão e renova o piso térreo e primeiro andar do mercado.

    Por esse motivo, hoje em dia essa área do Mercado da Ribeira recebe também o nome de Time Out Market.

    Há uma loja dentro do mercado e que pertence à revista Time Out onde as pessoas podem encontrar produtos voltados para a cozinha (e não só), com traços típicos portugueses como azulejos, a calçada ou pontos turísticos. Canecas com desenhos de azulejos, bases de panelas, aventais e camisetas estampados, utensílios de cozinha e muitos mais objetos de merchandising.

  O Mercado da Ribeira fica localizado nas proximidades do Cais do Sodré. O horário de funcionamento do Time Out Market é de domingo a quarta das 10h às 00h e de quinta a sábado das 10h às 2h. Fica ao lado da Praça dom Luis I e do flat Lisbon Finestay (ótimo lugar para se hospedar)

  O Time Out Market Lisboa foi inaugurado em 2014. A área reúne mais de 30 restaurantes com o mesmo lay-out e espaço e comporta mais de 1000 pessoas entre sentados e em pé. Você encontrará os mais variados tipos de comidas e escolhe o que comer. Vai num dos estandes, escolhe o prato e o vinho, paga e recebe um sianlizador eletrônico que avisa a hora de pegá-los. 

   O mais é curtir o quanto puder. As cadeiras são no estilo altas com espaladar curtos. São desconfortáveis, mas, paciência, numa muvusa dessas o que o turista quer é mais badalar, curtir, azarar. 
 
   E no Mercado da Ribeira você estará no lugar certo. Como seguro morreu de velho não dê bobeira com sua bolsa. (TF)