Turismo

TURISTANDO POR VALENCIA: UM DIA NA ESTAÇÃO DE ESQUI VALDELINARES (TFF)

Na comunidade de Taruel a 140km de Valencia, nas montanhas, é possível esquiar
Tasso Filho , Valencia | 27/01/2020 às 20:32
Na Espanha também se esquia na Estação de Valdelinares, Taruel
Foto: Tasso Filho
   Estamos no meio da temporada de inverno no Hemisfério Norte. E como não é só de praia e sol que se vive tive a oportunidade de conhecer duas cidades espanholas, dessa vez não a beira mar, mas sim nas montanhas. A quase 2000 m de altitude se situam Mora de Rubielos e Valdelinares. Dois pueblos (cidades pequenas em espanhol) muito charmosos e de pouquíssimos habitantes situados na Comunidade de Aragón, província de Teruel.
   
  Mais uma vez, eu e minha esposa, fomos de excursão junto a empresa International Vip Valencia que nesse passeio de inverno cobrou uma taxa de 15e por pessoa. Com saída as 8h da manhã de Valencia e retorno às 20h.
    
  Após 1h e 10 minutos de estrada chegamos a nossa primeira parada: Mora de Rubielos Mora tem 1560 habitantes e foi eleito o pueblo mais bonito da Espanha, em 2018. Na de verdade, é uma graça. 

  Com bares, hotéis e restaurantes a cidade é completamente preparada para receber os turistas de inverno que vão em busca de aventura nas estações de esqui que tem por perto. 

   Trata-se de uma cidade medieval muito charmosa com construções de pedras, ruelas estreitas e casas com telhado triangulares (por conta da neve). Nossa missão em Mora de Rubielos era uma só, conhecer o Castillo Palacio de los Fernández de Heredia, construção medieval de 1171. Para entrar no castelo se paga 3e adulto e 2e criança. 
   
   O castelo está situado em uma plataforma rochosa no topo da cidade. De grande magnitude, o edifício destaca-se tanto na superfície quanto na espessura de suas paredes. 

   Uma curiosidade: o castelo não foi concebido exclusivamente para fins militares, mas também para fins residenciais, por isso combina elementos da arquitetura militar com outros de raízes palacianas e imponentes. 

   O passeio no castelo é livre dando a possibilidade de desbravar o local no seu próprio ritmo e na ordem que desejar. Lá é possível ver como era um quarto medieval, como eram as roupas, espadas, escudos, lanças, arcos, flechas e até mesmo as catapultas que eram usadas. 

   A vista de lá para a cidade é linda, muito bom para tirar fotos. Atualmente, o local abriga o Museu Etnológico e uma biblioteca. No verão, abriga a Porta do Festival para o Mediterrâneo.
   
   Após uma parada de 1h em Mora de Rubielos, seguimos para o nosso destino final, Valdelinares. Mais 40 min de estrada totalizando 1h40min de Valencia. Algo em torno de 140km. 

   Nessa última parte da estrada já é perceptível a diferença na paisagem. Os pinheiros negros cobertos de neve. Muita neve e muito gelo por todas as partes. Um visual de filme, coisa de cinema. Em Valdelinares moram apenas 90 pessoas, mais parece uma vila na montanha com estrutura para turistas e sua grande atração é a Estação de Esqui e Snowboard  Aramon Valdelinares. 
   
  Antes de chegar na estação, um engarrafamento de quase 2km até a porta devido a um carro quebrado que estava bloqueando a passagem e também por conta de que a estação e todos os seus estacionamentos estavam lotados.

   Uma coisa que me chamou bastante atenção foi que mesmo com todo o engarrafamento e com o frio (temperaturas em torno de -8°) sempre quando os carros paravam as pessoas desciam e começavam a brincar com a neve, diversão garantida para adultos e crianças. 

   Devido a demora, nosso guia com cara de peruano Victor nos deu a opção de descer do ônibus e ir andando até lá. 
  
   Chegando lá, encontramos pessoas de todas as idades e nacionalidades. Muito bem estruturada, a estação conta com um restaurante, bar, cafeteria, 3 estacionamentos, 17km esquiáveis, 13 pistas e 9 lifts (elevador que leva ao topo da montanha). 

   Lá são ofertadas aulas para iniciantes, assim como aluguel de botas, capacetes, esquis e snowboards. 

   Para se passar o dia usando os lifts e aproveitando as pistas, deve-se comprar o Forfait (um cartãozinho magnético que te da acesso aos elevadores por um dia). Os preços variam de acordo com o dia e comprando antecipadamente pela internet sai mais barato. Nós pagamos 32e/pessoa. 

   O aluguel do equipamento de snowboard custa 28e a de esqui 24e. Vale lembrar que nenhuma estação de esqui aluga roupas para a neve, ou seja, se você esta pensando em se aventurar nesse tipo de esporte, tem que comprar sua roupa antes. Roupa térmica superior e inferior, luvas, óculos, casacos e calças impermeáveis e específicos para neve.
  
   Como o tempo era curto, não deu tempo de tomar a aula inicial e eu, surfista que sou, pratiquei 30 minutos na parte da iniciação e segui para a pista com mi esposa Vitoria. 

   São 3 tipos de pista, a verde para iniciantes, azul para os mais experientes e a vermelha para os "faixas preta". Nosso plano era ficar só na verde mas por descuido acabamos indo parar da pista azul. Cheia de descidas e curvas, foi um verdadeiro desafio para mim, marinheiro de primeira viagem, até consegui ir bem e ter equilíbrio, único probleminha foi parar, mas como estávamos na neve, era só se jogar no chão que estava tudo bem. 

   Vitória por sua vez, descia com maestria, como se fizesse esqui todos os dias, me surpreendeu. Finalizei a pista com sucesso e já era hora de ir. Devolvemos o material alugado e voltamos ao nosso ônibus, de volta para casa. 

   Dia mágico e maravilhoso. Conhecer Mora de Rubielos e Valdelinares é uma experiência única e para todas as idades, vale a pena conferir. (TFF)