Turismo

Projeto seleciona jovens para capacitação de monitor de turismo

O projeto selecionará 50 jovens
Secom Salvador , Salvador | 21/01/2020 às 18:33
Jovem Monitor de Turismo
Foto: Jefferson Peixoto/Secom
O Projeto Jovem Monitor de Turismo, realizado pelo Parque Social em parceria com a Prefeitura, está com inscrições abertas para seleção de adolescentes entre 16 e 17 anos, matriculados ou que já concluíram o ensino médio na rede pública de ensino, para oferecer capacitação teórica e prática na área de turismo. O procedimento acontece até 6 de março e pode ser efetuado de modo presencial na sede do Parque Social (localizada no Parque da Cidade, Itaigara), no Escritório Social, na Rua Chile (Centro), ou através do formulário disponível no site www. parquesocial. org .
O projeto selecionará 50 jovens, que participarão de oficinas de autoconhecimento, relações interpessoais, expressão oral e escrita, noções básicas de inglês e espanhol, empreendedorismo social, interação com os turistas e turismo de base comunitária. Além disso, os jovens também vão ter contato com a construção e ressignificação de roteiros, aulas de campo e palestras com temas transversais relacionados ao turismo.
As atividades acontecerão pelo período de nove meses no edifício do Escritório Social, sempre às terças e quintas-feiras, com encontros que durarão três horas. Após a conclusão do projeto, os participantes recebem certificado de Monitor de Turismo.
Histórico – Criado em 2017, o Jovem Monitor de Turismo visa estabelecer uma conexão entre o universo jovem e o potencial de transformação da realidade local a partir do Turismo de Base Comunitária. A gerente de projetos do Parque Social, Joana Kary, explica que a iniciativa tem proporcionado inclusão social, participação cidadã e oportunidades aos jovens de se inserirem no mercado de trabalho.
“Geralmente recebemos jovens que nunca fizeram uma formação além da escola. Quando terminam a capacitação, eles passam a ter um plano de vida, a conhecer a própria cultura, a ter pensamentos críticos e valorização maior da cidade", pontua.