Turismo

CATEDRAL METROPOLITANA VALENCIA É O TEMPLO MAIS IMPORTANTE DA CIDADE

O objeto mais importante da igreja católica encontra-se nesta catedral, el Santo Graal
Tasso Franco , da redação em Salvador | 26/12/2019 às 11:05
Catedral de Valencia, Espanha
Foto: BJÁ
A cetedral metropolitana de Valencia, Espanha, é o templo religioso católico mais importante desta cidade não somente por ser a sede do arcebispado presidido pelo careal Antonio Lovreda, mas, sobretudo por abrigar o Santo Graal, o cálice bento usado por Jesus Cristo na santa ceia antes de ser crucificado pelos romanos.

  Antonio Cañizares Llovera foi feito cardeal pelo papa Bento XVI no consistório Ordinário Público de 2006. No dia 9 de Dezembro de de 2008 foi nomeado pelo Romano Pontífice como Prefeito da Congregação para o Culto Divino e Disciplina dos Sacramentos, substituindo o Cardeal nigeriano Francis Arinze. Em 8 de agosto de 2014, foi feito Arcebispo Metropolitano de Valência, pelo Papa Francisco.

  É, portanto, uma das autoridades máximas na cúpula da igreja católica.

  A catedral de Valencia foi consagrada em 1238 e dedicada pelo rei Jaime I de Aragão a Virgem Maria após expulsar os mouros desta região da península ibérica depois de uma ocupação que levou 550 anos. É também conhecida como la madre Seu ou catedral da Assunção de Nossa Senhora de Valencia.

   O local onde foi erguida é um sitio de culto desde a época romana (Valencia foi erguida pelos romanos a.C. pois havia um templo dedicado a Júpiter ou Diana, a partir do qual ainda hoje as colunas podem ser vistas em pé no Museu Almoina, ao lado do Catedral.

   Começou a ser construida durante o período visigodo. Com a conquista árabe, o local tornou-se a sede da mesquita Balansiya (Valência em árabe); até o século XIII, voltou a ser uma igreja cristã, após a conquista da cidade por Jaime I.

   A estrutura principal da Catedral de Valência cresceu entre os séculos XIII e XV, por isso é principalmente gótica. No entanto, sua construção durou séculos, 3 e é por isso que existe uma mistura de estilos artísticos - desde o início do românico, até o renascimento sutil, o barroco ornamentado e o conteúdo mais neoclassicista - que é a característica mais relevante. da catedral de Valência e que a torna uma jóia da arquitetura universal.

  Embora o passeio pelo interior da catedral seja muito rico e nos leve de um estilo a outro com quase nenhuma solução de continuidade, é um edifício gótico de três naves com um cruzeiro coberto por cúpula, abside ambulatorial e poligonal.

   A catedral, que estava sendo feita quando a mesquita foi demolida, já tinha no final do século XIII o ambulatório ou ambulatório com suas oito capelas e a porta românica da Almoina, localizada no braço oriental do cruzeiro.

   Entre 1300 e 1350, o transepto ou cruzeiro no lado oeste foi fechado com a construção do portão gótico dos apóstolos. Também foram construídas três seções das três naves - uma central e duas laterais - e a cúpula foi iniciada.

   O antigo Salão do Capítulo (hoje Capela do Santo Cálice) (1356-1369), onde o clero se reunia para assuntos internos deliberados, e a torre sineira do Micalet (1381-1425) inicialmente se erguia separadamente do resto da igreja, mas em 1459, os mestres Francesc Baldomar e Pere Comte começaram a extensão dos edifícios da catedral em mais uma seção, conhecida como Arcada Nova ou Arcada de la Seu, e uniram-na definitivamente ao salão dos capítulos e ao Micalet. 

   A partir desse momento, a catedral mede 94 metros de comprimento e 53,65 de largura no transepto. 

   Entender a arquitetura desta catedral é um exercício para poucos. É a única catedral que conheço com três portas de acesso enormes: uma gótica, uma romanica e uma barroca. Para visitar o interior da catedral paga-se 3 euros exceto nos dias de missa. E para entrar na capela do cálice bento 9 euros. Para subir na torre do Micalet 2 euros.