Tem tudo com a "cara de Santo Amaro". Santo pai!
REDACION , Santo Amaro |
13/01/2016 às 10:33
É cada coisa que se vê que se duvida
Foto: DIV
ATUALIZADA ÀS 23H
O material publicitário veiculado pela Prefeitura Municipal de Santo Amaro para divulgação da “Lavagem da Purificação de 2016” deve ser substituído pelo Município nos próximos três dias. Isso é o que recomenda o promotor de Justiça João Paulo Schoucair em documento expedido hoje, dia 13. Na recomendação, ele registra que o material publicitário atual não confere representatividade aos grupos étnico-raciais que compõem a população do município. Por isso, deve ser substituído de forma que assegure uma representação justa e proporcional aos grupos étnico-raciais que compõem a população local.
Para elaboração do documento, o promotor de Justiça levou em consideração a Constituição Federal e outros diplomas legais, como a Lei nº 12.288/2010, que institui o Estatuto da Igualdade Racial em âmbito nacional. Ela estabelece que “a produção veiculada pelos órgãos de comunicação valorizará a herança cultural e a participação da população negra da história do país”.
Além disso, lembra João Paulo Schoucair, o Estatuto da Igualdade Racial e de Combate à Intolerância Religiosa do Estado da Bahia adota como diretriz a promoção da igualdade racial, com observância da dimensão inclusiva “nas esferas pública e privada, assegurando a representação equilibrada dos diversos segmentos étnico-raciais componentes da sociedade baiana (...)” e determina que “a política de comunicação social do Estado e a publicidade dos atos, programas, obras, serviços e campanhas institucionais do Estado se orientarão pelo princípio da diversidade étnico-racial e cultural, assegurando a representação justa e proporcional dos diversos segmentos raciais da população nas peças institucionais, educacionais e publicitárias (...)”.
MATÉRIA DAS 10H33MIN
A divulgação da Festa da Purificação, em Santo Amaro, no Recôncavo Baiano, com uma peça promocional onde só aparecem louras, gerou ácidos comentários nas redes sociais. Os internautas apontaram racismo na imagem da propaganda da prefeitura do município, por conta das pessoas que aparecem na foto. “Que p**** é essa nesse cartaz??? Como assim só tem branco? Parece q a Lavagem da Purificação vai ser na Suécia! #SantoAmarocadêasua populaçãonegra? #Racismode prefeituratbécrime?”, afirmou um dos comentários, no Facebook.
“Santo Amaro ainda fica no recôncavo baiano ou a cidade foi transportada para o sul do país? Que cartaz ridículo! Tirem isso, pois está muito feio para vocês. Eu estava ansiosa pela festa, mas depois dessa perdi a empolgação. #ascomdesantoamaroracista #prefeituradesantoamaronegaseupovo”, aponta outra internauta.
Em resposta a um dos comentários – “racistas” – a prefeitura afirmou que “não existe racismo ou preconceito algum”. “Todo radicalismo e extremismo perde a razão no momento que você desrespeita a visão do outro. Pense ao contrário, se o cartaz fosse apenas com pessoas negras, as pessoas brancas poderiam se sentir ofendidas e fazer a mesma critica que você? Somos contra qualquer tipo de preconceito, racismo, estereótipo, ofensas, radicalismo e extremismo. Respeitamos sua opinião, entretanto, você deveria ter mais cuidado ao julgar pessoas, instituições e o governo municipal como preconceituoso. Em nosso município, Estado e país, somos uma linda mistura de raças e cores”, completa o perfil da prefeitura. A mesma foto é utilizada em sites estrangeiros diversos, mas não é possível confirmar se tem origem em um banco ou agência de imagens