As adversidades enfrentadas pelo Hotel Pestana na Bahia, e as alternativas viáveis para superá-las foram discutidas pelo secretário do Turismo, Nelson Pelegrino, e o executivo do grupo, José Manuel Costa, nesta quarta-feira (28), em Lisboa.
Durante reunião na capital portuguesa, eles fizeram um diagnóstico da situação dos três empreendimentos do grupo em Salvador: Pestana Rio Vermelho, Loft e Pestana Hotel do Carmo.
Costa informou que o grupo estuda uma equação para viabilizar o funcionamento pleno do hotel no Rio Vermelho. Até o final do ano, a unidade pode ser fechada para reforma, a depender da definição de uma nova modelagem para operação dessa unidade.
O secretário colocou a equipe da Setur à disposição para contribuir com os estudos em andamento. Pelegrino informou ao executivo sobre o recente convênio da Setur com o BNB para viabilizar empréstimo com taxa de juros reduzida para reforma, ampliação e capital de giro para hotéis, pousadas e outros equipamentos turísticos: “Diante da valorização do Euro sobre o Real, existe excelente oportunidade para negócios no Brasil”.
O governador Rui Costa também está preocupado com a decisão do grupo de fechar andares do hotel do Rio Vermelho e recomendou que a Setur atue na busca de soluções. No início desta semana, o secretário Nelson Pelegrino teve a oportunidade de conversar com o prefeito de Salvador, ACM Neto, também interessado na manutenção do hotel.