O clima de São João já começa a tomar conta das ruas e a Rede Bahia vem com tudo para celebrar essa tradição e levar o melhor dos festejos para baianos e baianas. Para 2025, o grupo de comunicação prepara uma verdadeira maratona de conteúdos especiais que vão mergulhar no ritmo, no sabor e na emoção do maior São João do país.
A programação junina da Rede Bahia vai invadir a TV, o rádio e a internet com reportagens e quadros exclusivos. O Troféu Zelito Miranda chega à sua quinta edição, em 2025, para eleger a melhor música dos festejos juninos deste ano.
O conteúdo do jornalismo passará a ter roupagem junina com uma programação especial que incluirá a Batalha dos Sanfoneiros e o Arraiá do JM. Ambos vão exaltar a música regional, com uma pitada dançante, para que os telespectadores já acordem no clima do arrasta-pé.
A Gincana do Globo Esporte completa 10 anos e vai animar os telespectadores durante quatro episódios, que vão receber forrozeiros e moradores do bairro de São Caetano em atividades que unem esporte e os festejos de São João. Entre os artistas confirmados estão: Jeanne Lima, Virgílio e Forró do Tico.
No rádio, a Bahia FM (88.7) terá um programa Atitude dedicado ao Samba Junino e ao longo dos meses de maio e junho o horário do almoço terá edições especiais do Fuzuê Junino, que contará com nomes como Jeanne Lima, Léo Estakazero e Cangaia de Jegue. Além do horário do almoço, o Resenha das 7 vai ter uma edição especial diretamente do Terminal Rodoviário de Salvador, no dia 18 de junho, com Vanderson Nascimento e Gabriela Braga. Além da dupla, o cantor Léo Estakazero estará na transmissão ao vivo do programa, pelo rádio e youtube.
“Tô Ligado” no ritmo do forró”
O jingle mais amado entre os baianos e baianas está com uma sonoridade totalmente regional e no ritmo da sanfona. E a maior novidade é que mais de 15 artistas gravaram a versão junina do ‘Tô Ligado’. Entre os nomes que participaram da gravação estão Cacau com Leite, Adelmário Coelho e U Tal do Xote, este último que também estará na versão que vai ser exibida na televisão.
Entretenimento
Para os amantes da programação dos finais de semana, o Conexão Bahia e o Mosaico Baiano ganharão uma estética nordestina e vão se transformar em Mosaico e Conexão Baião. O Conexão vai ao ar nos dias 07, 14 e 21 de junho, narrando a cada semana o jeito baiano de aproveitar as festas juninas. A atração, pelo quarto ano consecutivo, vai manter a série ‘Afetos Juninos’, com receitas das famílias baianas que passam de geração para geração. Já o Mosaico Baião será exibido nas mesmas datas e foi gravado diretamente de cidades do estado que têm festejos pujantes.
No Ibahia, teremos a cobertura do mundo dos famosos no São João. Bastidores, notícias e fofocas.
Programas especiais
Além dos programas já conhecidos do público, foram preparados alguns especiais para a época. O Viva São João - Tradições será exibido no próximo dia 07 de junho e contará com a apresentação de Juliana Cavalcante que vai receber a quadrilha do ABC, atual campeã baiana para falar das tradições dos quadrilheiros e da história deles. Na música, Marquinhos Café e banda Cueca Branca falarão sobre as músicas juninas que vão das raízes tradicionais, passando pelo forró e pop. Já no dia 14 será a vez do Viva São João - Culinária, que terá uma competição culinária ‘receita de milhões’, onde duas famílias se enfrentarão para criar o melhor prato junino, sendo que o desafio desse ano será utilizar combinação de dois ingredientes típicos das festas juninas decididas através de um sorteio.
E ainda falando em gastronomia, Dalton Soares vai levar o Panela de Bairro para cidades ícones do São João, onde artistas nascidos no local vão mostrar suas raízes, histórias e músicas. E o ‘pulo do gato’ desta vez é que cada prato terá a participação do cantor convidado. Os nomes que estarão nos programas a partir do dia 07 de junho são Verlando Gomes, Targino Gondim e Adelmário Coelho.
Troféu Zelito Miranda
Por mais um ano, o público terá a oportunidade de votar na música do são joão através do Troféu Zelito Miranda. A escolha será feita pelo portal g1Bahia e estão concorrendo 20 composições. Neste ano, o troféu contou com a curadoria do Cantor Del Feliz.