Tecnologia

NA BA, NOVA PARABÓLICA DIGITAL TRAZ PROGRAMAÇÃO COM DICAS DE TURISMO

Equipamento possui mais de 80 canais disponíveis e pode substituir gratuitamente a parabólica tradicional de famílias inscritas no CadÚnico
Juliana Rodrigues , Salvador | 25/03/2024 às 19:17
Siga Antenado
Foto: Divulgação

Desbravar os lugares mais remotos do planeta, aventurar-se em um destino exótico, explorar paisagens deslumbrantes ou simplesmente conhecer uma vilinha charmosa de interior. Tudo isso está mais acessível do que nunca com a nova parabólica digital. Quem utiliza o equipamento para ver televisão tem a oportunidade de vivenciar emoções e descobertas sem sair do sofá e buscar inspiração antes de fazer as malas.

 

São muitos os canais da nova parabólica digital com programação voltada para os amantes de viagens e turismo de todas as idades, com alta qualidade de imagem e som. E o melhor: de graça.

 

Mergulhando nas belezas naturais do nosso país, o “Giro Brasil” vai ao ar na TV Cultura (canal 2.1), todo domingo, às 7 horas, com reprises programadas ao longo da semana. A Rede CNT (Canal 27.1) traz o “Qual Viagem”, mostrando as cidades mais bonitas do Brasil e do mundo e dando dicas de gastronomia e de hospedagem. O programa, apresentado por Tony Auad, é transmitido às quartas-feiras, a partir de 23h15.

 

Também presente na nova parabólica digital, a TVE expandiu o sinal para divulgar o turismo da Bahia para todo o país. A “Viajando pela Bahia”, apresentada pelo jornalista Matheus Boa Sorte, traz paisagens belíssimas, sabores deliciosos e a diversidade regional do estado, todas às quartas, na emissora pública, no canal 30 ou 10.1.

 

Nova parabólica digital

 

Quem assiste à TV pela parabólica tradicional precisa substituir o equipamento, pois em breve o sinal será desligado. A substituição da parabólica é necessária porque a tecnologia 5G utiliza uma faixa de frequência muito próxima à Banda C, por onde é transmitido o sinal das antenas tradicionais. Dessa forma, à medida que o 5G é ativado nas cidades, os usuários da parabólica tradicional podem sofrer com interferência e até a perda completa do sinal de TV. 

 

No mercado, o kit contendo a nova parabólica digital pode custar até R$ 900. Mas famílias de menor renda inscritas em algum programa social do Governo Federal, e que utilizam a parabólica tradicional para ver televisão, têm direito a receber esse kit sem pagar nada por isso.

 

Como atua a Siga Antenado?

 

O serviço é feito pela Siga Antenado, entidade não governamental e sem fins lucrativos, responsável pela substituição das parabólicas tradicionais pela nova parabólica digital nos lares de famílias de baixa renda. Mais de 2 milhões de equipamentos já foram instalados gratuitamente em todo o país.

 

Para saber quem tem direito ao kit com a nova parabólica digital, a população deve entrar em contato com a entidade por meio do site sigaantenado.com.br ou pelo telefone 0800 729 2404.  Para agendar a troca, basta ter em mãos o número de CPF ou do NIS (Número de Identidade Social). Após a confirmação de que os critérios foram atendidos, será feito o agendamento para a ida do técnico à residência. Tanto o equipamento quanto a instalação são totalmente gratuitos.