Tecnologia

ROBÓTICA CHEGA AS LOJAS VALÊNCIA COM FORÇA E MUDA GERAÇÃO EMPREGOS-TF

Fenômeno que tende a se espalhar por outros países, inclusive Brasil
Tasso Franco , Valencia ES | 24/12/2023 às 10:30
Loja robotizada com todos os caixas 21 no total automáticos
Foto: BJÁ
    A Lefties é uma rede de lojas espanhola com lojas na Espanha e em Portugal especializada em roupas - vestuário para homens, mulheres e crianças, etc- e que adotou a robótica em suas imensas lojas. Em Valencia, no centro, em Colon, há uma dessas lojas imensa - 3 pisos - e um conceito de atendimento ao cliente em que você que escolha suas roupas, pague, embale e vai embora.

  O movimento de pessoas nessa época do ano é assustador. São milhares de pessoas subindo e descendo as escadas rolantes, 7 caixas eletrônicos por andar, cafeterias, jogos para crianças, robôs para tudo que é lado, e pouquissimos empregados. Ou seja, uma loja dessas que, anteriormente, empregava entre 200 a 300 pessoas, agora funciona com umas 30 a 50. 

  Os caixas - como já existem em algunas lojas de Salvador - são todos automatizados. Eu nunca tinha visto nesta dimensão 50 a 100 pessoas em filas pagando suas próprias contas, sem ninguém para vigiar ou orientar. Salvo engano, em cada um dos pisos em caixas há apenas uma monitora. 

   No acesso e saida da loja há controladores de segurança - comuns em todas as lojas - que sinalizam se você está levando alguma mercadoria sem pagar.

  Assim, em parte, está funcionando muitas lojas do comércio em Valência. Claro que ainda há lojas com atendimento presencial, porém, a maioria, é o cliente que se abastece sem precisar de ajuda alguma. 

  Essa, pois, e uma mudança significativa na geração de empregos intermediários, o que já é sentido na Espanha, pelo menos em Valencia. (TF)