Tecnologia

FIM DE CONTRATOS DE EXCLUSIVIDADE DO IFOOD ABRE ESPAÇO PARA APPS

CEO da Alphacode acredita que momento atual é de reabertura para concorrência saudável
Carolina Lara , Salvador | 21/12/2023 às 16:30
Rafael Franco
Foto: Divulgação

Dominando 80% do delivery de comida, de acordo com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes, o iFood quase não deixa espaço para concorrentes. Porém, o fim do contrato com grandes redes de restaurantes, que recebiam investimentos em troca de exclusividade no uso, pode abrir espaço para que os empreendedores possam investir em aplicativos próprios. 

Por conta da ação de mais de 40 empresas, o  Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) fez um acordo com o iFood sobre a política de exclusividade e, agora, o iFood deverá manter o seu volume de vendas atrelado a parceiros exclusivos em 25% ao nível nacional. Já em municípios com mais de 500 mil habitantes, o app não poderá ter mais de 8% de parceiros exclusivos. Além disso, o Cade determinou um prazo máximo de 24 meses para os contratos, havendo exceções conforme o desempenho do app. 

Para Rafael Franco, CEO da Alphacode, empresa que atua em São Paulo (SP), Curitiba (PR) e Orlando (FL-EUA), responsável pelo desenvolvimento de aplicativos para marcas como Habib’s, Madero e TV Band, a falta de concorrência e monopólio é prejudicial para qualquer setor da economia, inclusive quando se trata do uso de aplicativos. “No caso do mercado de delivery, isso aconteceu de forma muito intensa desde a pandemia. O resultado foi a inviabilidade de diversos players, inclusive alguns globais, que simplesmente tiveram que desistir do mercado brasileiro”, avalia.

Franco acredita que esse é um momento de reabertura de mercado que promete reacender a concorrência saudável com a possibilidade de criação e uso de aplicativos próprios de delivery. “Mais do que isso, pode trazer novos players ao mercado, ampliando opções para o consumidor e para os empresários do setor, que foram tão prejudicados na pandemia”, afirma.

Segundo o especialista em tecnologia, o investimento em um aplicativo próprio pode ter algumas vantagens, como a redução das taxas de comissão, maior controle logístico e controle e personalização. “Com um aplicativo próprio é possível controlar a experiência do usuário em todas as etapas, além de haver significativa redução de custos relacionados a taxas, o que pode proporcionar um lucro maior”, finaliza.