Tecnologia

ESTRANGEIROS EM VIAGEM AO EXTERIOR SÃO ATENDIDOS NA MEDICINA ON-LINE

Atendimento rápido e com resolutividade idêntica ao presencial a depender de cada caso e sem a exigência de uma emergência hospitalar
Tasso Franco ,  Salvador | 20/12/2023 às 09:01
Atendimento ao jornalista TF em Valência a partir de Zaragoza
Foto: BJÁ
   Experimentei ontem pela primeira vez no exterior um atendimento médico por video-conferência após sentir-me mal diante dores crônicas que tenho na cervical com irradiações para o pescoço e lombar. Assim que esse sintoma ficou mais grave na minha estada em Valencia, Espanha - com o frio do inverno dores sempre aumentam - acionei o seguro de viagem solicitando a presença de um médico.

   Depois de preencher a parte protocolar com a pessoal do call-center, situado em Madrid, e responder as perguntas básicas tais como o nível da dor, quais medicações de rotina eu tomava, se tinha alergias etc, foi-me oferecido uma consulta por video conferência que seria imediata. Caso eu estivesse em situação mais grave poderia me deslocar para uma emergência ou aguardar um médico presencial em 12h a 24hs.

   Topei fazer a consulta on-line e em meia hoje atendeu-me uma médica Katherina Carolina Rivas Bello do Colégio Oficial de Médicos de Zaragoza via WhatsApp com nossas imagens na telinha do iPhone. Expliquei a ela os meus sintomas, disse que era cardiopata e tinha problemas renais, não poderia tomar anti-inflamatório, e ela fez várias perguntas e prescreveu a receita médica direta para meu e-mail. Lembrando que Zaragoza dista 300 km de Valencia. 

   Apresentei, para tanto, foto da folha de rosto do passaporte, cartão da viagem, número apólice do seguro. Ele então enviou a receita pelo e-mail (correo eletrônico en espanhol) e de posse desse documento mandei esse email para uma livraria aqui do bairro onde estou, em Alfara del Patriarca, a atendente imprimiu e eu fui a farmácia, apresentei a receita e o passaporte, e comprei os medicamentos.

   Após tomar a medicação informei a médica via mensagem WhtasApp o meu estado de saúde, atualmente, bem melhor.

   COMO ERA ANTIGAMENTE

   Já fui medicado na Europa outras vezes, em Barcelona, Paris e Valencia. Nas épocas, 2005/2021/2022, o atendimento só era feito presencial. Em Paris, por posto, esperei um médico 14 horas até ele chegar e fui levado para o Hopital de Dieu, no centro de Paris. Em Valencia, em 2021, fui atendido por Dr. Jesus com demora de 12h, o médico só chegou na madrugada. 

  Agora, com a video-conferência, em casos que não sejam de urgência para se deslocar a um hospital, o atendimento é imediato, on-line. 

   É a tecnologia a serviço da medicina e do homem.  (TF)